As cornucópias terão sido uma criação das mãos hábeis das religiosas de tempos remotos dos conventos de Angra do Heroísmo. Para além da sua apresentação bonita esse doce feito com ovos, tal com acontece com muito do que existe da doceria conventual, faz as delícias dos mais gulosos.
Ingredientes
Massa
100 gr. de banha
100 ml. de água quente
2 Claras para pincelar
2 Colheres de sopa de pão ralado
4 Colheres de sopa de amêndoa ralada
50 gr. de açúcar
50 gr. de manteiga à temperatura ambiente
500 gr. de farinha
Recheio de ovos-moles
250 gr. de açúcar
8 Colheres de sopa de água
8 Gemas
Modo de preparação
Massa
1. Junta-se a farinha, a manteiga, a banha e o açúcar. Amassa-se muito bem, juntando a água quente à medida que vai sendo absorvida, até que a massa forme uma bola e se solte dos bordos do recipiente. Deixe-se a massa repousar pelo menos meia hora coberta com um guardanapo.
2. Unte com manteiga as formas.
3. Estenda a massa com o rolo numa superfície enfarinhada e corte às tiras.
4. Pincele um dos lados das tiras com as claras batidas e envolva nas formas de cone, com a parte pincelada para fora, unindo bem a massa na extremidade. A clara ajuda a massa a unir a cobertura que se vai envolvendo no cone. Passa-se o cone pela amêndoa misturada com o pão ralado, coloca-se num tabuleiro e leva-se até começarem a ficar douradas (é bom dar umas voltas para ficarem todas com a mesma cor). Deixa-se arrefecer e tira-se os cones das formas.
Recheio de ovos-moles
1. Leva-se a água com o açúcar ao lume e deixa-se ferver até ficar em ponto pérola, retira-se do lume e deixa-se arrefecer, bate-se as gemas e passa-se por coador de rede para uma tigela, volta ao lume e deita -se as gemas em fio mexendo sempre para não ficarem cozidas e engrossarem, retira-se do lume e deixa -se arrefecer.
2. Quando frio recheia-se as cornucópias.
Notas:
1. Agradecemos a Belinha Simões por nos ter gentilmente cedido esta receita.
2. A massa das cornucópias vai ao forno em formas metálicas próprias com formato de cone.
© Direitos reservados
Muito bom. Continuem