Caldo de peixe

O Caldo de Peixe tem sido confecionado, ao longo dos tempos, em algumas comunidades piscatórias dos Açores com realce para as das ilhas do Pico e Graciosa. A receita que apresentamos foi recolhida no Pico, havendo, no entanto, outras formas de confecionar o reconfortante Caldo de Peixe, mesmo dentro na mesma ilha, tal como acontece com outros pratos que integram o património gastronómico açoriano.

Ingredientes

Para o caldo 

2,5 kg de peixe variado

(garoupa, boca negra, cântaro, lírio, bicuda ou abrótea, entre outros)

30 ml. Azeite

300 gr. Tomate pelado

2 Cebolas

4 Dentes de Alho

1 Ramo de Salsa

1 Folha de Louro

6 Bagas de Pimenta-da-Jamaica

Pão de trigo caseiro duro q.b.

Sal q.b.

Para o molho

3 Dentes de alho

1 Ramo de Salsa

1 Colher de café de açafroa

1 Colher de chá de colorau

1 Colher de chá de massa malagueta

1 Colher de sopa de vinagre de vinho

1 Colher de sopa de Azeite

Vinho de cheiro ou branco q.b.

Sal q.b.

Pimenta branca q.b.

1 kg. de Batata

Modo de preparação

Caldo de peixe

1.Arranje o peixe de pelo menos três espécies e corte em postas grossas. Tempere com sal e reserve durante cerca de 30 minutos.

2.Coloque um tacho ao lume com água necessária para cozer o peixe, o azeite, tomate, a cebola cortada em meias-luas, o alho laminado, o louro e a Pimenta-da-Jamaica e sal.  Deixe levantar fervura e adicione o peixe que não deve ficar demasiado cozido para não desfazer. Adicione o ramo de salsa e deixe repousar com o lume apagado alguns minutos. Retire o peixe para uma travessa antes de servir.

Molho de peixe 

1.Junte num almofariz o alho descascado, sal e a salsa e triture todos os ingredientes. Verta para uma tigela o conteúdo do almofariz e adicione o vinho, o vinagre, o azeite, a massa malagueta, o colorau, a pimenta, a açafroa e água para fazer o molho cru suficiente para a quantidade de peixe.  

2.Coza as batatas numa panela com água e sal e reserve.           

Notas

1.O caldo pode ser servido (depois de coado) em pequenas taças ou vertido por cima de fatias de pão colocadas numa terrina ou tigela.

2.O molho cru é colocado por cima do peixe numa travessa ou nos pratos. As batatas cozidas acompanham o peixe.

© Direitos Reservados

Deixe uma resposta