Week Food Lab regressa a Ponta Delgada

A segunda edição da Week Food Lab decorre, em Ponta Delgada, entre 27 de outubro e 1 de novembro. Trata-se de uma iniciativa da Associação de Valorização Económica dos Açores (AVEA), que pretende valorizar a gastronomia açoriana através da formação, inovação e colaboração entre chefs locais, nacionais e internacionais.

A iniciativa foi apresentada, hoje, 27 de junho, no restaurante Anfiteatro, em Ponta Delgada, com a presença de Maria João Carreiro, Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Eládio Braga, presidente da AVEA e dos chefs Octávio Freitas (Desarma, Madeira – 1 Estrela Michelin) e Alexandre Silva (Loco – 1 Estrela Michelin e Fogo, Lisboa), que integram o projeto como convidados desta nova edição.

“A Week Food Lab é muito mais do que um evento gastronómico — é uma alavanca estratégica para a valorização dos recursos humanos e para o desenvolvimento sustentável do turismo e da restauração nos Açores. Ao promover a identidade da nossa gastronomia e investir na qualificação de quem a pratica, criamos novas oportunidades, estimulamos a economia circular e projetamos uma imagem mais forte e positiva do setor empresarial açoriano”, disse Maria João Carreiro, Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego.

O presidente da AVEA, Eládio Braga, realçou que “a formação contínua é a base para elevar a qualidade da gastronomia açoriana. Este projeto aposta no talento que temos cá — alunos e profissionais — oferecendo-lhes contacto direto com novas técnicas, tendências e visões. Ao investir nos nossos recursos humanos, damos solidez ao produto turístico regional e reforçamos a cultura gastronómica como fator de identidade e fixação de talento nos Açores.”

Durante a apresentação, o chef Octávio Freitas destacou o entusiasmo por regressar ao evento: “É um privilégio voltar à Week Food Lab e continuar a contribuir para o crescimento da nova geração de cozinheiros açorianos. Acredito muito neste projeto e acho que este é o caminho para colocar no mapa a riqueza que os dois arquipélagos portugueses possuem.” Já o chef Alexandre Silva sublinhou a importância de uma gastronomia consciente: “A sustentabilidade tem de estar no centro da cozinha contemporânea — e é inspirador ver os Açores a promoverem esse caminho com tanta autenticidade.”

A Week Food Lab regressa à ilha de São Miguel reunindo chefs nacionais e internacionais que irão trabalhar, diretamente, com os profissionais e estudantes açorianos, potenciando o intercâmbio de conhecimento, técnicas e culturas gastronómicas.

Além dos chefs Alexandre Silva e Octávio Freitas, estará também o chef Ricardo Costa, responsável pelo restaurante The Yeatman, no Porto (2 Estrelas Michelin) e a nível internacional, integram a iniciativa Elena Cerezo, do restaurante Angle, em Barcelona (1 Estrela Michelin), Daniel Dal-Ben, do 1876 Daniel Dal-Ben, em Düsseldorf (1 Estrela Michelin) e Matteo Vergine, chef do Grow, em Milão (1 Estrela Michelin e 1 Estrela Verde), um dos principais representantes da cozinha sustentável na Europa.

Este ano, o projeto inclui as áreas de serviço de sala, bar e vinhos, tornando a experiência formativa mais completa e alinhada com as exigências de uma restauração de excelência.

A par das formações específicas para profissionais, a Week Food Lab também abre espaço a formação de nível básico – como pastelaria, cortes e pontos do peixe e da carne, entre outros – destinada a cozinheiros e curiosos que desejam dar os primeiros passos nesta área. Essas abordagens pretendem não só elevar o conhecimento e potencial dos profissionais locais, mas também fortalecer a valorização dos produtos regionais a nível nacional e internacional.

Deixe um comentário