The Art of Tasting Portugal nos Açores

Dos Açores (São Miguel e Terceira) ao Alentejo, passando por Azeitão, os chefs Vítor Sobral, Ricardo Leite, Luís Barradas e Cláudio Pontes prepararam quatro experiências gastronómicas, nos dias 31 de julho e 21, 26 e 28 de agosto, uma iniciativa promovida pela plataforma The Art of Tasting Portugal, criada no início de 2020 pela Chefs Agency com o objetivo de dinamizar e promover a gastronomia nacional.

O chef Cláudio Pontes desenvolve o primeiro momento desses eventos de verão do The Art of Tasting Portugal, a 31 de julho. “A Descobrir São Miguel” é o nome da experiência nessa ilha, que começa com uma visita à Quinta Bio Kairos, para colher os legumes a usar na confeção do almoço. Segue-se depois uma visita às caldeiras para conhecer o processo de cozedura do pão dentro das Furnas e aproveita-se para recolher o pão para o almoço. Depois, o destino é o mar. No porto de Porto Formoso, começa o passeio de barco, onde se podem apreciar, entre outras coisas, as imponentes falésias. Com o peixe apanhado durante a madrugada e os legumes seleccionados, o chef Cláudio Pontes prepara um menu fresco de sabores locais para o almoço. Com vista para o mar, o repasto de quatro a seis pratos, que inclui entradas tradicionais e doces regionais, acompanhados pelos vinhos dos Açores.

A 26 de agosto, terá lugar o segundo momento açoriano de The Art of Tasting Portugal na ilha Terceira. O chef Vítor Sobral convida-o a embarcar num passeio pelos Ilhéus das Cabras, a bordo de um barco que lhe permite desfrutar da beleza da paisagem e da costa. O “Passeio nos Ilhéus” inclui a descoberta das várias espécies marinhas que habitam nessas águas e a experiência da pesca artesanal. A riqueza do peixe açoriano será preparada pelo chef Vítor Sobral num almoço rústico na Terra Chã no final do passeio de barco, em que se destacam os sabores locais e os vinhos da ilha Terceira.

 

Mais informações: https://theartoftastingportugal.com

Chef’s Cláudio Pontes e Vítor Sobral

Deixe uma resposta