Sendo o feijão uma leguminosa muito utilizada desde do tempo do povoamento nos Açores, sobretudo nos caldos temperados e sopas no meio rural, também é utilizado na doçaria regional.
Ingredientes
250 gr. de feijão branco
500 gr. de açúcar
12 gemas e uma clara
100 gr. de manteiga
100 gr. de miolo de amêndoa
Água
Açúcar em pó q.b.
Farinha q.b.
Modo de preparação
- Depois de ter demolhado o feijão, coza-o, faça um puré e reserve.
- Leve o açúcar ao lume de um tacho com 200 dl. de água e deixe levantar fervura até atingir o ponto de pérola. Acrescente o puré de feijão e deixe engrossar até ao ponto de estrada.
- Triture o miolo de amêndoa até obter uma pasta e adicione ao açúcar e depois a manteiga deixando levantar fervura envolvendo bem todos os ingredientes. Retire o tacho do lume e deixe arrefecer durante cerca de 15 minutos.
- Bata as gemas e a clara num recipiente, volte a colocar o tacho no lume e junte as gemas de ovo em fio para não cozerem e deixe levantar fervura.
- Unte as formas com manteiga e polvilhe com farinha. Adicione o preparado de queijada preenchendo cerca de metade da forma.
- Coloque as formas no forno pré-aquecido a 200 graus até as queijadas ficarem com cozidas. Retire as queijadas do forno, deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó.