Queijadas de feijão

Sendo o feijão uma leguminosa muito utilizada desde do tempo do povoamento nos Açores, sobretudo nos caldos temperados e sopas no meio rural, também é utilizado na doçaria regional.

 

Ingredientes

250 gr. de feijão branco

500 gr. de açúcar

12 gemas e uma clara

100 gr. de manteiga

100 gr. de miolo de amêndoa

Água

Açúcar em pó q.b.

Farinha q.b.

 

Modo de preparação

  1. Depois de ter demolhado o feijão, coza-o, faça um puré e reserve.
  2. Leve o açúcar ao lume de um tacho com 200 dl. de água e deixe levantar fervura até atingir o ponto de pérola. Acrescente o puré de feijão e deixe engrossar até ao ponto de estrada.
  3. Triture o miolo de amêndoa até obter uma pasta e adicione ao açúcar e depois a manteiga deixando levantar fervura envolvendo bem todos os ingredientes. Retire o tacho do lume e deixe arrefecer durante cerca de 15 minutos.
  4. Bata as gemas e a clara num recipiente, volte a colocar o tacho no lume e junte as gemas de ovo em fio para não cozerem e deixe levantar fervura.
  5. Unte as formas com manteiga e polvilhe com farinha. Adicione o preparado de queijada preenchendo cerca de metade da forma.
  6. Coloque as formas no forno pré-aquecido a 200 graus até as queijadas ficarem com cozidas. Retire as queijadas do forno, deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta