Restaurantes açorianos nas 7 Maravilhas

Seis restaurantes açorianos (Fonte Tavern, Aldeia da Cuada, Anfiteatro, A Casa do Abel, Bar da Caloura e A Colmeia), estão entre os 140 pré-finalistas do concurso 7 Maravilhas da Nova Cozinha.

Depois da Organização das 7 Maravilhas de Portugal ter recebido a sugestão de 1.147 candidaturas dedicadas à Nova gastronomia, o Painel de Especialistas composto por 140 elementos de todos os 18 distritos e 2 regiões autónomas, teve a função de efetuar a primeira seleção dos estabelecimentos, reduzindo a lista para 7 restaurantes e chefes candidatos por distrito e regiões autónomas em cada uma das 7 categorias.

As categorias a concurso são as seguintes: Petiscos, Vegetariana, Vegana, Peixe e Marisco, Carne, Cozinha Molecular e Doçaria.

Os Açores estão representados na categoria de Petiscos com o prato “Petiscos do mar e da terra dos Açores”, da autoria de Olavo Pereira, do restaurante Fonte Tavern, das Lajes do Pico. Na categoria de Vegetariana, concorre o prato “Ravioli em molho de tomate assado”, da autoria de Roberta Tórtola, do Aldeia da Cuada, das Lajes das Flores. “Batata e pimenta da terra”, da autoria da equipa do Anfiteatro, de Ponta Delgada, é o prato dos Açores finalista na categoria Vegana. Também da equipa do Anfiteatro, o prato “Textura de ananás dos Açores” concorre na categoria Cozinha Molecular. Na categoria Sobremesas também há um representante dos Açores Na categoria de Carne surge a receita  Tábua de Carnes, do  restaurante A Casa do Abel, do Pico da Pedra (Lagoa), da autoria de Rui Viveiros. Para a categoria de Peixe e Mariscos está pré-selecionada a receita “Mista de Peixes”, do restaurante Bar da Caloura, de Água do Pau (Lagoa), da autoria de Abel Cabral, O restaurante A Colmeia, de Ponta Delgada, apresenta a receita “Queijada de Ponta Delgada”, da autoria de Lucília Sousa.

A partir de 12 de julho terão lugar as eliminatórias regionais num total de 14 programas transmitidos em direto na RTP, a partir de várias regiões do país, onde serão apurados 7 candidatos por categoria, num total de 49 finalistas.

Mais informações em: https://7maravilhas.pt/finalistas-regionais-2021

Deixe uma resposta