Medalhas de Ouro para Queijo de São Jorge

O 11º Concurso Nacional de Queijos Tradicionais Portugueses de Cura Prolongada atribuiu quatro medalhas ao Queijo DOP de São Jorge.

Os queijos São Jorge DOP 4, 7, 12 e 24 meses de cura, que são distribuídos pela LactAçores, foram distinguidos com medalha de ouro e o Queijo São Jorge DOP 24 meses também homenageado com a medalha “Melhor dos Melhores”.

Reconhecido a nível nacional e internacional, o Queijo de São Jorge DOP é produzido em exclusivo na ilha de São Jorge desde a sua descoberta, em meados do século XV.

O seu fabrico foi incentivado pela comunidade flamenga, experientes produtores de bens alimentares como a carne, o leite e os seus derivados.

Feito a partir de leite de vaca cru, coalho e sal, o queijo tem um aroma forte e sabor ligeiramente picante. A cura mínima é de três meses, sendo a máxima de 36 meses.

As características distintas do Queijo São Jorge DOP resultam das condições climatéricas da ilha, que originam pastagens de culturas variadas, que resultam num queijo de excelência (com um teor de gordura de 36%).

Produzido na Uniqueijo – União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge e comercializado pela LactAçores, o Queijo São Jorge DOP encontra-se disponível nos formatos inteiro, quartos, fatias, rolos e ralado, em lojas da especialidade e hipermercados.

 

Deixe uma resposta