Rochedos

Não se conhece bem a origem desta deliciosa queijada de chocolate húmida por dentro, a que deram o nome de Rochedo e que surpreende quem nunca a provou com o creme branco feito à base de açúcar confeiteiro. Um receita imperdível para que gosta de doces de chocolate, que integra a rica doçaria da Ilha Terceira.

Ingredientes

Massa

4 Ovos

200 gr. de açúcar

150 gr. de farinha

180 ml. de óleo

180 ml. de leite

150 gr. de chocolate em pó

1 Colher de sobremesa de fermento em pó

Cobertura

200 gr. de chocolate

500 gr. de açúcar confeiteiro

Miolo de amêndoa torrada q.b.

Recheio

200 gr. de açúcar confeiteiro peneirado

50 gr. de manteiga

1 Limão (sumo q.b.)

Leite q.b.

Modo de preparação

Massa

1. Adicione numa taça os ovos e o açúcar e bata até obter uma mistura com consistência líquida e brilhante. Junte os restantes ingredientes e misture bem até obter uma massa uniforme.

2. Coloque num tabuleiro formas de queijada em número suficiente que devem ser untadas com manteiga. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Distribua a massa com porções até pouco mais de metade de cada forma. Leva a cozer ao forno durante cerca de 25 minutos. Retire as queijadas do forno e deixe arrefecer.

Cobertura

1. Derreta a barra de chocolate partida em pedaços em banho-maria. Leve o açúcar ao lume num tacho até obter uma cauda espessa. Adicione o chocolate derretido e misture bem até obter um creme consistente. Deixe arrefecer a reserve.

Recheio

1. Junte todos os ingredientes num recipiente e bata vigorosamente até obter um creme consistente.

Finalização

1. Retire as queijadas das formas e faça um furo na parte de baixo. Introduza um pouco do recheio branco de modo a que fique quase no meio dos Rochedos.

2. Barre as queijadas com um pouco de cobertura de chocolate e coloque em pequenas formas de papel.

 3. Finalize a preparação dos Rochedos decorando-os com amêndoa lascada ou triturada.

Deixe uma resposta