Este curioso doce, elaborado com açúcar, água e vinagre, terá origem mourisca, sendo objeto de oferenda em promessas do Divino Espírito Santo.
Ingredientes
1 Kg de Açúcar
1 Colher de sopa de vinagre de vinho branco
Manteiga q.b.
Água q.b.
Modo de preparação
1. Leva-se o açúcar ao lume com 4 dl de água e o vinagre e deixa-se ferver até fazer ponto de bola mole (pérola apertado).
2. Coloca-se a calda num recipiente de metal untado com manteiga e que se encontra dentro de outro recipiente com água fria.
3. Quando a massa açúcar começa a arrefecer é necessário puxa-la para dentro com a ajuda de uma faca para que fique uniforme.
4. Depois da massa de açúcar ter arrefecido o suficiente para que possa ser trabalhada, começa-se a esticar de modo a formar uma meada, dobrando e voltando a esticar até o ficar bem com uma consistência elástica.
5. Divide-se a massa em pedaços, maiores ou mais pequenos, cortando-a com uma tesoura e vai-se trabalhando o alfenim enquanto ainda não arrefeceu de modo a molda-la para que possa assumir as formas que se prendem (animais, flores, rosquilhas pequenas, cestinhos, figuras humanas ou pernas ou braços, entre outras).