Polvo assado no forno

Confecionado de diversas formas na cozinha açoriana uma das mais apreciadas para levar esse molusco que habita as zonas rochosas e arenosas dos mares à mesa é assado no forno com batata da terra.

Ingredientes

3 kg de polvo

2 Cebolas

3 Dentes de alho

200 ml. de azeite

250 ml. de Vinho de Cheiro

2 Colheres de sopa

de polpa de tomate

1 Colher de sopa de massa malagueta

1 Colher de chá de colorau

1 Ramo de Salsa

1,5 kg. de Batata

Sal q.b.

Modo de preparação

1.Depois de ter arranjado os polvos (se estiverem sido descongelados não é necessário bate-los), retire o capelo e a boca. Caso os polvos sejam grandes separe os tentáculos inteiros.

2.Num tacho com o azeite faz-se um refogado com a cebola   picada e o alho.  Quando a cebola estiver translúcida adicione o polvo e deixe destilar durante cerca de 15 minutos. Junte o vinho, a polpa de tomate, o colorau, a massa malagueta e salsa picada e deixe levantar fervura. Caso seja necessário adicione um pouco de vinho destemperado com água.

3.Introduza as batatas no tacho e deixe cozer durante cerca de 15 minutos. Verifique que o polvo e as batatas estão no ponto de cozedura certo. Caso contrário deixe no lume mais algum tempo. Ratifique os temperos.

4.Coloque o polvo cozido e as batatas numa assadeira ou tabuleiro com um fio de azeite e leve ao forno a 220 graus até alourar.

© Direitos Reservados

Deixe uma resposta