Marca Açores promove gastronomia

A Marca Açores certifica mais de três mil produtos de quase duas centenas de empresas. Marisa Toste, administradora da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) e gestora da Marca Açores, realça ao cozinhaacoriana.pt a importância da promoção dos produtos e serviços regionais e associação da certificação de origem para a afirmação da nossa cultura gastronómica.

Na sua perspetiva qual a relevância que a Marca Açores tem tido na promoção dos produtos regionais?

Marisa Toste (MT) – A estratégia da Marca Açores, criada pelo Governo Regional dos Açores em janeiro de 2015, tem vindo desde então e cada vez mais a assumir-se como um excelente alicerce para o desenvolvimento económico da Região nomeadamente ao nível da promoção interna e externa do nosso Arquipélago. 

A estratégia Marca Açores é fundamental para a promoção dos produtos e serviços regionais, bem como para a comercialização dos mesmos. Trata-se de uma marca identitária que permitiu unir as empresas regionais sob uma marca global de referência, representativa de uma Região, facilmente reconhecida pelo consumidor e que agrega em si mesma uma dinâmica e uma estrutura que estimula efetivamente a procura o, que em termos económicos se traduz num real aumento de vendas, aumento de exportações e é claro em mais riqueza e emprego para os açorianos. 

A Marca Açores representa o trabalho do povo açoriano e o seu poder está na qualidade e autenticidade dos produtos/serviços que, inseridos numa estratégia coletiva, evidenciam e valorizam os métodos de fabrico e as características singulares e distintivas dos Açores enquanto Região sustentável que preserva os seus recursos endógenos.

A promoção da estratégia Marca Açores assume assim uma inegável importância no acesso e fidelização de mercados, induz valor acrescentado ao produtos e serviços açorianos, permitindo-lhes uma importância estratégica de diferenciação, valorização e o aumento da competitividade das empresas regionais.

A qualidade associada à origem e aos métodos de produção está hoje, com a Marca Açores, reconhecida e não se pode dissociar da nossa cultura, sobretudo da cultura gastronómica que tem, na estratégia da Marca Açores, um palco privilegiado.

Qual o número de produtos e empresas certificada de que áreas são?

MT – Desde a sua implementação, a Marca Açores já foi atribuída a 187 empresas e concedidos 3.131 selos, entre produtos, serviços e estabelecimentos, o que demonstra uma enorme adesão e valorização que as empresas açorianas dão a esta medida.

De que forma se pretende prosseguir no sentido de continuar o trabalho de valorização dos produtos regionais através da Marca Açores?

MT – A valorização dos produtos e serviços Marca Açores será sempre no sentido fortalecer as empresas dos Açores, através da fidelização de clientes e a acesso a novos nichos de mercado que apreciem os produtos/serviços Marca Açores.

São inúmeras as iniciativas que temos vindo a desenvolver para que o consumidor, cada vez mais, possa identificar um produto e serviço com a garantia de qualidade e de origem que “certificação pela natureza” dá aos nossos produtos. Missões inversas, participação em feiras regionais, nacionais e internacionais, promoção de campanhas e atividades de showcooking na grande distribuição nacional, projetos como o Roadshow Taste Azores e o Taste Azores são alguns exemplos deste trabalho de promoção que é continuado e que estimula o aumento da comercialização e do consumo dos nossos produtos.

Trata-se, por um lado, de um trabalho de valorização dos produtos e serviços que integram a Marca Açores e por outro, de um trabalho que propicia novos negócios e novos canais de distribuição e exportação.

Importa também realçar que o facto de, na maioria destes eventos, conseguirmos envolver a gastronomia faz com que os mesmos ganhem uma dinâmica cultural e uma aproximação do consumidor sem paralelo. Queremos cada vez mais que o consumidor saiba que pode ter à sua mesa produtos de qualidade e originários de uma Região ímpar com a nossa. Nos dias que correm a tendência é optar pela qualidade em detrimento da quantidade e é aqui que conseguimos diferenciar-nos.

Sabemos que saborear produtos Marca Açores é uma experiência única e enriquecedora e, por isso, continuaremos a trabalhar afincadamente para que iniciativas, como as que temos feito, continuem a ser desenvolvidas e nos tragam mais e melhores resultados.  

Equipa da Marca Açores/SDEA

© Direitos Reservados

Deixe uma resposta