Filhoses fritas

As “filoses” (expressão popular de filhós), são indispensáveis no Carnaval açoriano, especialmente da ilha Terceira, sendo conhecidas como fritas ou de sertã, havendo também as do forno, que publicaremos a receita oportunamente. Durante as festividades do Entrudo na Terceira de outros tempos, as mesas das casas dos meios rurais estavam sempre repletas de “filhoses”, suspiros, bolos, bolachas ou biscoitos caseiros, para além dos licores e aguardentes que faziam as delícias dos visitantes. Quem ia assistir às Danças de Carnaval levava consigo um farnel cheio de coisas doces para ir confortando o estomago ao longo de longas horas em que se permanecia nos salões. Para além da importante manifestação de cultura popular das Danças e Bailinhos de Carnaval, essa época festiva também é também marcada por doces como as “filhoses”.

Modo de preparação

1.Coloque a água a ferver num recipiente, deixe arrefecer um pouco e junte todos ingredientes com exceção dos ovos.

2.Faça uma bola com a massa e transfira para um alguidar bem maior. Depois de arrefecer amassa-se muito bem e vai-se juntando dois ovos inteiros de cada vez.

3.Cubra o alguidar com uma toalha ou outro tecido e deixe a massa levedar entre 2 a 3 horas.

4.Coloque numa panela, um tacho ou numa sertã funda uma boa quantidade de óleo e deixe aquecer bem.

5. Faça pequenas porções de massa em forma de círculo e achatadas e coloque no óleo. Quando a parte de baixo estiver com uma cor dourada vire a massa e deixe fritar até ficaram uniformes de cor e textura.

6. Retire as filhoses quando estiverem prontas e coloque em cima de um pano ou papel absorvente. Deixe arrefacer um pouco e polvilhe com açúcar.

Notas

1.A temperatura adequada do óleo (ou banha como se usava antigamente), é essencial para que as filhoses não fiquem cruas por dentro. Para verificar a temperatura coloque primeiro apenas uma porção de massa. Se ficar demasiado castanha por fora é porque o óleo já está demasiado quente e se for esse o caso reduza a temperatura.

Ingredientes

1 kg. de Farinha de trigo

40 gr. de Fermento de padeiro

12 Ovos

Raspa e sumo de 1/2 Limão ou 1/2 Laranja

75 gr. de Manteiga

200 ml. de Leite

100 gr. de Açúcar

1 lt. de Água

Óleo q.b.

Açúcar q.b. (para polvilhar)

© Direitos Reservados

2 Replies to “Filhoses fritas

  1. Como ate ja notei no Faial as Filhoses da altura do Carnaval – sim, tambem tem Carnaval no Faial – e as filhoses sao feitas nessa altura … a receita nao vou discutir porque nem vale a pena….. mas as do Faial sao feitas redondas com um buraco no meio e nao achatadas…. a minha mae, que Deus a ja tem, e era como todos faziam, depois de levedas no alguidar, fazia as “rosquilhas” e punha de novo a levedar em cima de uma toalha e depois de elas voltarem a levedar e que eram fritas……..

    1. Obrigado pelo seu comentário. As filhoses de fritas ou do forno existem na há muito tempo e se existe ilha Terceira onde elas estão bem presentes nas mesas é na ilha Terceira por via da espetacular tradição das Danças e Bailinhos. É claro que as filhoses ou similares também existem noutras ilhas com outros nomes, por exemplo, as fritas são conhecidas em São Miguel como Malaçadas e as do forno no Faial como Fofas.

Deixe uma resposta