Filhoses do forno

Enquanto as filhoses fritas se impuseram, sobretudo nos meios rurais, como uma das iguarias tradicionais do Carnaval da ilha Terceira, as filhoses do forno tendo o mesmo nome são muito diferentes no modo de confecionar.

Modo de preparação

1.Para preparar a massa coloque os ovos num recipiente e bata muito bem até as claras e as gemas ficarem bem misturadas.  Junte a farinha aos poucos e envolva nos ovos.  Adicione o fermento e a pitada de sal.  Junte o leite e a água e misture bem.

2.Unte as pequenas formas de alumínio com óleo.  Encha as formas até 3/4 com massa. Coloque as formas num tabuleiro com algum espaço entre elas e leve a cozer ao forno durante 20 a 25 minutos a uma temperatura de 220/240 graus.  Quando estiverem grandes e com cor dourada retire o tabuleiro do forno e deixe arrefecer. Desforme as filhoses que devem estar ocas.

3.Para fazer o recheio coloque num tacho ao lume com o amido de milho e um pouco de leite e misture bem. Adicione as gemas e a clara de ovo, o açúcar e a raspa fina de um limão e envolva bem todos ingredientes. Adicione o resto do leite e mexa em lume brando até começar e engrossar. Deixe arrefecer o recheio.

 4.Faça um pequeno corte com uma faca na parte superior ou lateral da massa e com uma colher chá introduza o recheio no interior das filhoses. 

Notas

1.A temperatura elevada do forno é essencial para que as filhoses cresçam nas formas. Todos os ingredientes devem estar à temperatura ambiente.

Ingredientes

Massa

250 gr. de Farinha

5 Ovos

250 ml. de Leite

250 ml. de Água

1 Colher de chá de fermento

1 Pitada de sal fino

Óleo q.b.

Recheio

250 ml. de Leite

2 Colheres de sopa de amido de milho

1 Clara

5 Gemas

250 gr. de Açúcar

1 Limão

© Direitos Reservados

Comments

  1. Lusa Sousa

    As Filhoses do Forno nao sao originarias ou mais usadas na Ilha Terceira…… mas sim na Ilha do Faial e nao sao chamadas filhoses do forno…. mas sim, Fofas…. doce feito por altura do Carnaval…. no Faial ha sim, filhoses mas essas sao fritas em oleo…..e a massa e muito diferente……. Neste site ainda nunca vi uma unica mencao as Ilhas de Santa Maria, Flores, Corvo ou Faial….. que eu saiba e ja tenho 66 anos de idade e embora fora dai dos Acores ha 43, mas ainda leio e escrevo Portugues muito bem e nao me esqueci dos nossos costumes como voces que vivem ai e nao tambem nao me esqueci que os Acores sao 9 Ilhas……..todas elas com algo a contribuir para um livro ou site de receitas acorianas…… mas parece que NAO…. sao so meia duzia que nos convem falar…….e ja agora a carne assada que no meu tempo no Faial, mais precisamente na freguesia de Castelo Branco, quando de Sopas do Espirito Santo…… a carne nao era aquela que voces mostram ai…… nem perto…… e as sopas nao tinham nem tem batata, cenoura ou repoulho como ai mostra…. se querem mostrar essas digam quais as Ilhas que usam assim e nao generalizem…. fica muito feio

    1. Post
      Author
      Cozinha Açoriana

      Obrigado pelo seu comentário. As receitas publicadas neste site não estão divididas por ilhas porque algumas até são comuns a várias elas embora com algumas variantes. Mas apesar disso temos publicado receitas que são especificas de determinada ilha, incluindo daquelas que faz referência.

  2. Sofia

    Não sabiam que também faziam estas filhoses noutras ilhas, aqui no Faial são conhecidas por fofas e são muito comuns no carnaval. Na receita que costumo usar tem de se escaldar a massa e é mais trabalhoso, tenho de experimentar esta! Quais foram as formas que usou? Obrigada pela partilha!

Deixe uma resposta