Inovar nos sabores

A gastronomia é apontada como uma das vertentes com muito potencial na oferta turística dos Açores. Nos suportes promocionais sobre as virtualidades turísticas da Região, a gastronomia tradicional é a única a merecer realce e surge quase sempre envolta numa ambiência bucólica e como algo ligado ao nosso passado, o que não é necessariamente algo negativo, mas que me parece algo redutor.

São poucas as referências à inovação na gastronomia açoriana no âmbito da promoção turística, tendo em conta as potencialidades dos produtos regionais de excelente qualidade que temos e as diferentes abordagens que podem ter.

O facto de ainda haver muito caminho a percorrer no que se refere à inovação na gastronomia açoriana é razão para se avançar mais rapidamente nesse sentido.

Apesar das virtualidades da cozinha tradicional açoriana, que é apreciada pela generalidade dos turistas, há quem pretenda degustar os nossos sabores da terra e do mar com outras abordagens mais modernas com propostas gastronómicas que possam colocar no mesmo patamar de outras regiões.

É nesse sentido que a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo tem promovido nos últimos anos um festival de gastronomia na Terceira tendo em vista estimular a criatividade no que se refere à utilização de produtos regionais na restauração local.

Hélio Vieira

Fotografia: Paulo Homem/Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo

© Direitos Reservados

Deixe uma resposta