Gastronomia da Macaronésia em livro

“Viagens à volta da mesa nas ilhas da Macaronésia-Itinerários turísticos do património gastronómico e vinícola” é o título de um livro, com coordenação de Duarte Nuno Chaves, que foi lançado, no passado sábado, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, por iniciativa do Instituto Histórico da Ilha Terceira.

Trata-se de uma edição que surge no âmbito do projeto TASTE-Taste Azores Sustainable Tourism Experiences, promovido pelo CHAM — Centro de Humanidades, que é uma unidade de investigação interuniversitária vinculada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e à Universidade dos Açores.

O livro “Viagens à volta da mesa nas ilhas da Macaronésia” inclui 19 textos de 22 autores dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde, que abordam diferentes aspetos das tradições gastronómicas de cada um dos quatro arquipélagos atlânticos e os pontos de contacto entre essas realidades.

Numa intervenção no âmbito da apresentação em Angra do Heroísmo, Duarte Nuno Chaves disse que escrita dos textos que estão incluídos em “Viagens à volta da mesa nas ilhas da Macaronésia” ocorreu, em quase todos os casos, durante o confinamento da pandemia da covid-19, em 2020, o que permitiu que o livro ficasse pronto a editar num curto espaço de tempo.

“Os textos incluídos nesta publicação, que abrangem os arquipélagos do espaço biogeográfico da Macaronésia, percorrem o património gastronómico e vinícola insular e atlântico. Ao palmilhar os percursos da alimentação tradicional, presenciamos a identidade destas comunidades, repercutida na sua ligação a práticas seculares e às dinâmicas sociais das gentes das ilhas”, refere uma nota sobre o livro editado pela Letras Lavadas.

A apresentação de “Viagens à volta da mesa nas ilhas da Macaronésia”, em Angra do Heroísmo, foi efetuada por Carlos Riley, docente e investigador da Universidade dos Açores, através de um vídeo, onde foram realçadas as singularidades do património gastronómico das ilhas da Macaronésia.

Deixe uma resposta