Festival do Alho da Graciosa

A 1ª edição do Festival do Alho da Graciosa, com menus especiais na restauração da ilha, começou na passada sexta-feira, 25 de janeiro e termina a 3 de fevereiro.

Os restaurantes Costa do Sol, Jale, JJ e Remember Azores, do Graciosa Resort, vão ter disponíveis ementas especiais com entrada e prato principal concebidos com alho, pelo preço de 12 euros até 3 de fevereiro.

Além da vertente da gastronomia, o Festival do Alho da Graciosa inclui uma conferência, “showcooking”, atividades com crianças, exposições, visitas guiadas aos campos agrícolas da Graciosa e um fórum de produtores de alho da ilha.

No âmbito do programa da iniciativa decorre, a 1 de fevereiro, na Adega Cooperativa da Graciosa, uma ação destinada a crianças com informações e plantação de alho. No mesmo dia, decorre um “showcooking” com o gastrónomo António Cavaco.

No dia 2 de fevereiro, decorre, no Centro Cultural da Graciosa, uma conferência aberta ao público com um painel dedicado às “Características e Produção” do alho.

São oradores nessa conferência Adelaide Mendes, do Instituto Açoriano de Mercados Agrícolas (IAMA), Graça Silveira, docente e investigadora da Universidade dos Açores e António Cavaco, grão-mestre da Confraria dos Gastrónomos dos Açores. A segunda parte da conferência será dedicada às vertentes da produção de alho onde serão oradores José Castro, da empresa Agrialho, Bruno Moura, da organização Agromais, Gregg Bozzo, ex-presidente do Festival do Alho de Gilroy (Estados Unidos) e de José Élio Ventura, diretor regional da Agricultura.

Após a conferência, será realizado um jantar de encerramento do Festival de Alho da Graciosa, em que o produto vai estar como elemento de destaque na ementa.

A iniciativa promovida pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo conta com o apoio do Governo Regional através da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA).

© Direitos Reservados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *