Alcatra de congro

Peixe da família congridae, o congro é um peixe com uma configuração semelhante a uma enguia mas com maior porte, podendo atingir o peso de 15 a 20 quilos Abundante nos mares dos Açores, é confecionado de diferentes formas e na ilha Terceira é utilizado na confeção de alcatras de peixe.

[6 a 8 pessoas]

Modo de preparação

1.Unte a totalidade do interior de um alguidar de barro próprio de confecionar alcatra com banha de porco.

2.Coloque no fundo do alguidar rodelas de cebola, alho picado, cubos de toucinho de porco, Pimenta-da-Jamaica e uma folha de louro.

3.Adicione uma parte do congro e cubra com de cebola, alho picado, cubos de toucinho de porco, Pimenta-da-Jamaica, cubos de tomate pelado e sal e regue com vinho branco. Coloque mais uma camada de congro com rodelas de cebola, alho picado, cubos de toucinho de porco, Pimenta-da-Jamaica, sal e regue com vinho branco. Adicione pequenos pedaços de manteiga, a pimenta preta e o colorau e uma folha de louro.

4.Cubra o alguidar com folhas de couve ou papel de alumínio com pequenos furos. Deixe repousar durante cerca de 30 minutos.

5.Pré-aqueça o forno a 180 graus e depois de colocar o alguidar deixe cozinhar o tempo necessário até o peixe ficar com uma tonalidade dourada. Adicione vinho sempre que faltar molho para não secar.

Ingredientes

2,5 kg de Congro

6 Dentes de alho

3 Cebolas grandes

2 Folhas de louro

12 Bagas de Pimenta-da-Jamaica

250 gr. Toucinho de porco fumado

50 gr. Banha de porco

50 gr. Manteiga

500 ml de Vinho branco

500 gr. de Tomate pelado aos cubos

1 Colher de chá de colorau

Sal q.b.

Pimenta preta q.b.

© Direitos Reservados

Deixe um comentário