O Cozido das Furnas é um dos mais emblemáticos pratos da gastronomia açoriana pela singularidade da forma como é confecionado nas caldeiras vulcânicas. Os ingredientes são cozidos durante cerca de seis horas em fendas da Lagoa da Furnas, na ilha de São Miguel, a uma temperatura de cerca de 100 graus, onde vapor de origem vulcânica que confere um sabor único às carnes e vegetais.
Ingredientes
2 kg de carne de bovino
1 kg. de carne de porco
1 Galinha
2 Chouriços
1 Morcela
250 gr. de Toucinho de porco fumado
2 Repolhos
1 kg. de batatas brancas
500 gr. de batatas doce
500 gr. de cenouras
1 Couve
Sal q.b.
Modo de preparação
1.Corte as carnes em pedaços grandes e os chouriços, morcela, toucinho em pedaços mais pequenos. Descasca-se as batatas e as cenouras e parta os repolhos em quatro pedaços.
2.Coloque no fundo de uma panela grande as folhas de couve e os ingredientes por camadas pela seguinte ordem: carne de porco, vaca, repolho, batatas, couve, cenouras, carne de galinha, toucinho, chouriço e a morcela e tempere com sal.
3.Tape bem a panela e envolva uma toalha ou saco de pano, atando-se com um fio de modo a que possa descer e subir do buraco onde vai ser colocada.
4.Coloque a panela num dos buracos destinados para esse fim na caldeira vulcânica das Furnas. Tape o buraco com a tampa de madeira e depois com terra deixando o fio atado na panela de fora. Deixe a cozer durante cerca de seis horas.
© Direitos Reservados