Cozido das Furnas

O Cozido das Furnas é um dos mais emblemáticos pratos da gastronomia açoriana pela singularidade da forma como é confecionado nas caldeiras vulcânicas. Os ingredientes são cozidos durante cerca de seis horas em fendas da Lagoa da Furnas, na ilha de São Miguel, a uma temperatura de cerca de 100 graus, onde vapor de origem vulcânica que confere um sabor único às carnes e vegetais.

Ingredientes

2 kg de carne de bovino

1 kg. de carne de porco

1 Galinha

2 Chouriços

1 Morcela

250 gr. de Toucinho de porco fumado

2 Repolhos

1 kg. de batatas brancas

500 gr. de batatas doce

500 gr. de cenouras

1 Couve

Sal q.b.

Modo de preparação

1.Corte as carnes em pedaços grandes e os chouriços, morcela, toucinho em pedaços mais pequenos.  Descasca-se as batatas e as cenouras e parta os repolhos em quatro pedaços.

2.Coloque no fundo de uma panela grande as folhas de couve e os ingredientes por camadas pela seguinte ordem:  carne de porco, vaca, repolho, batatas, couve, cenouras, carne de galinha, toucinho, chouriço e a morcela e tempere com sal.

3.Tape bem a panela e envolva uma toalha ou saco de pano, atando-se com um fio de modo a que possa descer e subir do buraco onde vai ser colocada.

4.Coloque a panela num dos buracos destinados para esse fim na caldeira vulcânica das Furnas. Tape o buraco com a tampa de madeira e depois com terra deixando o fio atado na panela de fora. Deixe a cozer durante cerca de seis horas.

© Direitos Reservados

Fotos: Miguel Correia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *