“Comer à moda dos Açores” lançado em Lisboa

O crítico gastronómico micaelense, Rúben Pacheco Correia, lança, amanhã, 12 de fevereiro, pelas 18h45 no Grémio Literário, em Lisboa, o livro “Comer à moda dos Açores”.

Para além de 55 receitas ilustradas, onde, ao modo de preparação, se junta uma nota introdutória sobre a origem de cada receita, o livro “Comer à moda dos Açores” faz também uma abordagem histórica e geográfica sobre os mais importantes produtos regionais.
A obra apresenta ainda um dicionário de adágios alimentares dos Açores.

O livro terá também uma versão em inglês com o objetivo de divulgar a gastronomia açoriana junto dos mercados turísticos.

Para além de Lisboa, estão previstas apresentações do livro “Comer à moda dos Açores” no Porto e nas e nas comunidades portuguesas do Canadá, Estados Unidos e Brasil.

Natural de Rabo de Peixe, onde possui o restaurante Botequim Açoriano, Rúben Pacheco Correia vive em Lisboa e exerce as funções de crítico gastronómico da revista “Nova Gente”.

Comments

  1. Lusa Sousa

    Caro Ruben…. queria fazer um pequeno comentario…… que eu saiba, e dos meus anos no Liceu Nacional da Horta, nome de entao, os Acores eram 9 ilhas……. estive a ver as receitas deste livro e nao vejo absolutamente nada a moda do Faial ou Pico….. acho que elas ainda existem…. embora digam que vai nescer uma nova ilha entre o Faial e as Flores, nao nasceu ainda e nao apagou o Faial….. as Filhoses , argolas de massa frita e polvilhadas de acucar, tambem eram do Faial pelo Carnaval, nao so na Terceira e Sao Miguel…. que lhes chamam Malassadas……. as filhoses do forno….. no Faial sao chamadas Fofas e usadas tambem pelo Carnaval….. talvez tenham comecado ainda antes das da Terceira……. mas enfim , muito bem…… pelo que vejo os Acores continuam a ser Sao Miguel e o resto e so paisagem….. oh, nao nos esquecamos que foram a Terceira, e tambem ao Corvo…. nao podia ficar atras pela visitinha que recebeu pela partida do Ano Novo……. Muitos Parabens….. e bom sucesso com o seu livro….. mas tem muita coisa mas de acoriano, nao…..a nao ser que as outras ilhas ja nao existam……. Parabens…..

  2. Ruben Correia

    Meu caro Luís,
    O livro tem receitas de todas as Ilhas. Aliás, do Faial o livro conta, assim de repente, com 3 receitas. O livro só sai ao mercado na próxima sexta-feira, dia 14, pelo que não sei como estará a fundamentar o seu comentário.
    Não obstante, a partir de sexta, já poderá adquirir o seu exemplar e constatar, em pessoa, que este é realmente um livro que trata os Açores como um todo e não na particularidade de uma ou outra ilha. Garanto-lhe que encontrará receitas de todas as Ilhas, histórias de todas as ilhas, de Santa Maria ao Corvo. Abraço

  3. Lusa M Sousa

    Se reparasse bem o meu nome nao e Luis……E Lusa Maria Nunes de Almeida Sousa……. da Horta e vivendo nos Estados Unidos ha 43 anos……. o meu comentario foi baseado nas amostras das receitas que no alto desta pagima diz Receitas e foi ai que constatei que nao ha nenhuma mencao ao Faial….. nem a nada de la…. como por exemplo as Fofas que sao feitas pelo Carnaval e que eu saiba originaram no Faial…. voce menciona as Filhoses do forno como sendo da Terceira….. o que e um genero de fofas, mas nao exactamente o mesmo…… Gostaria de saber onde esta uma receita que seja do Faial, nesse livro?…… Obrigado por ter respondido ao meu comentario e muitos parabens pelo livro de receitas de “algumas” ilhas dos Acores…. enquanto nao me provar que tem do Faial assim o sera para mim, visto nas “Receitas”…. o nao haver

    1. Post
      Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *