Bolo Lêvedo

O tradicional Bolo Lêvedo da Furnas (Ilha de São Miguel) tem como principais características uma textura algo semelhante ao pão-de-leite mas são mais adocicados. Tradicionalmente confecionados em forno de lenha dentro de um recipiente de barro, hoje é comum fazer-se os bolos lêvedos numa frigideira.

 

Ingredientes

500 gr. de farinha

125 gr. de açúcar

125 gr. de manteiga

200 ml. de leite gordo

2 Ovos

1 Colher de chá de fermento de padeiro

Sal q.b.

Farinha q.b. para polvilhar

 

Modo de preparação

  1. Peneire a farinha para um recipiente e junte o açúcar. Faça uma pequena abertura no meio e coloque o fermento dissolvido no leite morno.
  2. Envolva tudo bem e junte a manteiga derretida e os ovos e o sal. Amasse com as mãos até obter uma consistência semelhante à massa do pão e reserve durante cerca de duas horas até a massa levedar e ficar com o dobro do tamanho.
  3. Faça bolas com a massa com a dimensão de uma laranja de tamanho normal, virando a bordas para dentro. Passe a bolas por uma superfície com farinha e tape os bolos para que possam continuar a levedar por mais algum tempo.
  4. Aqueça uma frigideira (de preferência antiaderente) em lume brando polvilhada de farinha.
  5. Faça com que as bolas de massa fiquem achadas com se fossem discos e leve à frigideira virando os bolos de modo a que possam cozer dos dois lados até ficarem com uma cor dourada na superfície.

Deixe uma resposta