Bolo de Natal

O aroma das especiarias e os sabores da fruta cristalizada cruzam-se no tradicional bolo de Natal dos Açores, uma receita secular que apresenta pequenas variantes nas diferentes ilhas, mas que se caracteriza por uma textura deliciosa com direito a lugar de destaque na mesa de Natal.

Ingredientes

500 gr. de farinha

500 gr. de açúcar

250 gr. de manteiga

6 ovos

350 gr. de frutas cristalizadas

125 gr. de frutos secos

(nozes, amêndoas e outros)

125 gr. de figos passados

125 gr. de passas ou ameixas secas

50 gr. de doce de fruta

150 gr. de mel de cana ou melaço

1 Colher de chá de fermento

1 Colher de café de bicarbonato

1 Cálice de vinho do Porto

Canela q.b.

Cravinho q.b.

Noz moscada q.b.

Açúcar em pó q.b.

Modo de preparação

1. No dia anterior à confeção do bolo pique metade das frutas cristalizadas e envolva em farinha e uma colher de bicarbonato.

2. Coloque num recipiente o açúcar, os ovos, a manteiga, o cravinho, noz moscada e a canela e bate-se até ficar tudo bem envolvido. Adiciona-se aos poucos a farinha, o fermento, o mel de cana ou melaço, o doce de fruta e o vinho do Porto e bate-se até obter uma massa macia. Por fim, adiciona-se as frutas cristalizadas, os frutos secos picados e amasse com as mãos para que todos ingredientes fiquem bem envolvidos.

3. Forre o fundo de um uma forma de bolo com papel vegetal, unte a forma com manteiga e polvilhe com farinha. Verta para a forma a massa. Leve ao forno a 120 graus durante cerca de 90 minutos.

4. Decore o bolo com açúcar em pó e frutas cristalizadas.

Notas:

1.O bolo de ser confecionado entre 8 a 15 dias antes do Natal para que os sabores possam intensificar-se. Deve ser guardado envolto em papel vegetal em local à temperatura ambiente.

© Direitos reservados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *