O aroma das especiarias e os sabores da fruta cristalizada cruzam-se no tradicional bolo de Natal dos Açores, uma receita secular que apresenta pequenas variantes nas diferentes ilhas, mas que se caracteriza por uma textura deliciosa com direito a lugar de destaque na mesa de Natal.
Ingredientes
500 gr. de farinha
500 gr. de açúcar
250 gr. de manteiga
6 ovos
350 gr. de frutas cristalizadas
125 gr. de frutos secos
(nozes, amêndoas e outros)
125 gr. de figos passados
125 gr. de passas ou ameixas secas
50 gr. de doce de fruta
150 gr. de mel de cana ou melaço
1 Colher de chá de fermento
1 Colher de café de bicarbonato
1 Cálice de vinho do Porto
Canela q.b.
Cravinho q.b.
Noz moscada q.b.
Açúcar em pó q.b.
Modo de preparação
1. No dia anterior à confeção do bolo pique metade das frutas cristalizadas e envolva em farinha e uma colher de bicarbonato.
2. Coloque num recipiente o açúcar, os ovos, a manteiga, o cravinho, noz moscada e a canela e bate-se até ficar tudo bem envolvido. Adiciona-se aos poucos a farinha, o fermento, o mel de cana ou melaço, o doce de fruta e o vinho do Porto e bate-se até obter uma massa macia. Por fim, adiciona-se as frutas cristalizadas, os frutos secos picados e amasse com as mãos para que todos ingredientes fiquem bem envolvidos.
3. Forre o fundo de um uma forma de bolo com papel vegetal, unte a forma com manteiga e polvilhe com farinha. Verta para a forma a massa. Leve ao forno a 120 graus durante cerca de 90 minutos.
4. Decore o bolo com açúcar em pó e frutas cristalizadas.
Notas:
1.O bolo deve ser confeccionado entre 8 a 15 dias antes do Natal para que os sabores possam intensificar-se. Deve ser guardado envolto em papel vegetal em local à temperatura ambiente.
© Direitos reservados