Atum grelhado

Hélio Vieira

Embora os Açores tenham conservas de atum de excelente qualidade, nada melhor do confecionar peixe fresco. Partindo do princípio que o atum grelhado é uma das formas mais interessantes e deliciosas de fazer a abordagem a este produto, criamos uma receita em que adicionamos puré de couve flor, legumes assados no forno e batatas cozidas com massa malagueta. O resultado foi uma receita cheia de sabores onde se cruzam o doce e ácido dos legumes assados, o picante da batata com a malagueta e a suavidade do puré de couve flor como guarnição do delicioso atum fresco com o sabor grelhado. Pode acompanhar este prato com vinagrete de citrinos ou de mostarda e ervas aromáticas. Espero que gostem desta experiência.

Ingredientes

4 Bifes de atum fresco

1 Couve flor

500 gramas de batata branca pequena

300 gramas de tomates pequenos

200 gramas de cenouras “baby”

300 gramas de abóbora em pedaços

4 Cebolas roxas pequenas

1 Limão

Azeite q.b.

Sal q.b.

Modo de preparação

1. Numa panela com água coza a couve flor com água e sal. Leve depois a couve flor cozida em pedaços a um processador para fazer o puré.

2. Coza as batatas com água e sal. Depois de cozidas deixe arrefacer, corte as batatas ao meio e receie com massa malagueta.

3. Coloque num tabuleiro os legumes, regue com um fio de azeite e leve ao forno para assar.

4. Tempere os bifes de atum com sal, um fio de azeite e sumo de limão. Numa capa ou grelhador bem quente coloque os bifes de atum durante cerca de um minuto de cada lado. Retire e reserve para o empratamento.

© Direitos reservados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *