“À Moda do Pico” com inovação

A Câmara Municipal da Madalena pretende que a ilha do Pico seja uma referência gastronómica a nível regional e nacional.

Tendo em conta esse objetivo, a autarquia está a desenvolver o projeto Património Gastronómico do Pico, que contou uma iniciativa em que foram intervenientes os “chefs” Carlos Afonso, Luís Gaspar e Paulo Lourenço, que confecionaram diversos pratos com produtos e receitas tradicionais da ilha.

“Aliando costumes antigos às novas técnicas culinárias, três conhecidos “chefs” colocaram a tradição e a modernidade na mesma mesa, criando pratos cheios de identidade, no âmbito de um projeto dinamizado pelo Município da Madalena, que se revelou um verdadeiro sucesso e que promete transformar a gastronomia picarota num ícone de referência no país”, refere uma nota da edilidade da Madalena.

Nesse âmbito, a autarquia adianta que “após um primeiro contacto, “in loco” descobrindo com as nossas gentes as técnicas de confeção artesanais e os genuínos ingredientes da ilha, os conceituados “chefs”, Carlos Afonso, Luís Gaspar e Paulo Lourenço, meteram mãos à obra, numa exaustiva formação destinada exclusivamente aos profissionais da restauração do concelho e da ilha, resgatando para as nossas mesas estes produtos outrora presentes na cozinha picarota”.

A iniciativa decorreu no ambiente de alguns restaurantes da Madalena.

“Ao terminar a formação, foi ainda realizado um jantar de encerramento, colocando-se em prática as técnicas aprendidas, através de pratos cheios de identidade e enraizados de tradições, com um toque vanguardista”, acrescenta a nota.

Deixe uma resposta