Vinhos dos Biscoitos à prova

“Vinho branco dos Biscoitos, da cava à liberação” foi o mote para mais uma iniciativa de “Ideias à prova” promovida pela delegação dos Açores da AGAVI – Associação Portuguesa para a Promoção da Gastronomia e Vinho, Produtos Regionais e Biodiversidade, que decorreu hoje, na Escola Profissional da Praia da Vitória.

A iniciativa contou com a participação de Dimas Simas Lopes, médico, artista plástico e produtor de vinho dos Biscoitos, com uma ementa elaborada pelo chef Raul Sousa, docente da Escola Profissional da Praia da Vitória e o enólogo Luís Sottomayor.

O Menu do jantar foi constituído pelo aperitivo “Chico Maria” (seco) da Casa Agrícola Brum, a entrada com “Flor de crustáceos acompanhada por “Magma” (Adega Cooperativa dos Biscoitos) e os pratos principais: “Raia com caldo de peixe” acompanhada por “Vinha Branca do Mar” (Dimas Simas Lopes), “Bicuda no carvão com creme de alho “ acompanhada por “Simas” (Paulo Simas) e “Lombinho de porco com favas e ovo de coderniz” acompanhado por Materramenta” (Luís Vasco Cunha). A sobremesa “Esfera de cereja com mouse de Malibu” foi servida com “Brum doce (30 anos) da Casa Agrícola Brum.

Luís Sottomayor, um dos mais destacado enólogos portugueses, realçou a especificidades dos vinhos produzidos nos Biscoitos, enquanto o chef Raul Sousa realçou que o menu do jantar teve por base alguns dos sabores açorianos que podiam conjugar com os vinhos brancos e verdelhos produzidos na ilha Terceira.

Dimas Simas Lopes fez uma intervenção onde enalteceu a relação do homem com a vinha, aspeto que continua a ser evidente nos Biscoitos, onde ainda se produz vinho como noutros tempos, tendo em conta a pequena dimensão das áreas de cultivo das uvas.

Por seu turno, Luís Elmiro Mendes, preside da direção regional da AGAVI realçou que a iniciativa teve em conta o propósito de valorizar a produção local, neste caso os vinhos dos Biscoitos.

Deixe uma resposta