Paladares e sabores de tempos antigos

O livro “Paladares e Sabores com História. Receitas culinárias das antigas civilizações e da época medieval”, de Carla Devesa Rodrigues e José Luís Neto, editado pelo Instituto Açoriano de Cultura (IAC), foi apresentado, ontem, 28 de maio, na Carmina – Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes, na Feteira, Ilha Terceira.

Na cerimónia de lançamento do livro, o presidente do IAC, Carlos Bessa realçou a importância da obra para uma melhor compreensão da história da gastronomia no mundo ao longo dos tempos.

Para Carla Rodrigues, coautora do livro, “a história dos povos pode também ser abordada pela gastronomia”, realçando o facto de a dieta mediterrânica assentar na trilogia pão-vinho-azeite, elementos que ainda hoje estão muito presentes na culinária atual.

“A edição deste livro leva-nos a uma ideia que surgiu em meados da década de 90, quando ainda estávamos a estudar arqueologia, mas só agora foi possível concretizar a edição do livro”, disse José Luís Neto, coautor do livro.

Com edição bilingue (português e inglês), o livro “Paladares e Sabores com História. Receitas culinárias das antigas civilizações e da época medieval” apresenta breves apontamentos de contexto histórico e algumas receitas da Mesopotâmia (as mais antigas que se conhecem), Antigo Egipto, Grécia Clássica, Etrúria, Roma, Alta Idade Média e Baixa Idade Média.

Carla Devesa Rodrigues é técnica do Museu de Angra do Heroísmo. É pós-graduada em História e Arqueologia Medievais pela FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

José Luís Neto é diretor do Museu da Horta. É doutorado em Arqueologia pela Universidad de Salamanca.

 

Deixe um comentário