Molho à pescador

Embora seja comum a outras ilhas com comunidades piscatórias com alguma expressão, o Molho à Pescador é uma das principais referências gastronómicas da ilha Graciosa. Trata-se de uma receita que é comum confecionar-se, quer a bordo das embarcações de pesca de maior porte e também em terra, onde o peixe cozido, de preferência em água do mar se cruza com o molho cru, um elemento muito utilizado nos pratos de peixe da gastronomia açoriana.

Ingredientes

2 kg de Boca Negra

100 ml. Vinho branco

50 ml. Vinagre de vinho

2 Colheres de polpa de tomate

1 Colher de chá de massa malagueta

1 Colher de café de açafroa

1 Colher de café de cominhos

5 Dentes de alho

1 Ramo de salsa

Sal q.b.

Água do mar q.b. (de preferência)

Pão caseiro duro q.b.

Modo de preparação

1.Arranje o peixe e corte em pedaços, tempere com sal e reserve.

2.Esmague os dentes de alho num almofariz e junte um pouco de sal.

3.Coloque um tacho ao lume água suficiente para cozer o peixe.  Quando estiver a levantar fervura coloque o peixe e o ramo de salsa e deixe cozer.

4.Num recipiente prepara-se o molho colocando em primeiro lugar os alhos esmagados, juntando-se, posteriormente, a polpa de tomate, a açafroa, os cominhos e a massa malagueta. Misture todos os ingredientes e adicione o vinho branco e o vinagre. Retire três conchas do caldo de cozer o peixe e junte ao preparado para o molho e reserve. Quando o peixe estiver quase cozido, adicione o molho e deixe cozer mais um pouco.

5.Coloque uma fatia de pão no fundo do prato, pedaços de peixe em cima e regue com o molho retirado diretamente do tacho bem quente.

© Direitos Reservados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *