Queijadas da Graciosa

Conhecidas noutros tempos como Covilhetes de Leite, as Queijadas da Graciosa são hoje uma das principais referências da doçaria da “Ilha Branca”. O doce era presença habitual entre a iguarias confecionadas para os dias de festa nas casas da ilha Graciosa. Nos últimos anos, as Queijadas da Graciosa são feitas numa unidade familiar na freguesia de São Mateus (Praia), sendo vendidas no mercado regional, nacional e no estrangeiro.

Ingredientes

1 Kg. de Açúcar

2 Litros de leite

300 gr. de Farinha

20 Gemas

2 Ovos inteiros

100 gr. de Manteiga

Canela q.b.

Sal q.b.

Modo de preparação

1.Para a confeção do recheio, que deve ser confecionado na véspera, coloca-se o leite e o açúcar num tacho e deixa-se ferver durante cerca de 2h30m até ficar um preparado espesso e com uma cor acastanhada. Mexa o preparado devagar algumas vezes enquanto estiver ao lume. Deixa-se arrefecer até ficar morno e adiciona-se as gemas batidas e duas colheres de sopa de manteiga, a canela e volta ao lume até levantar fervura, mexendo-se sempre. Reserva-se o recheio no frigorífico.

2.Para fazer a massa coloque num recipiente a farinha, quatro colheres de chá de manteiga derretida, uma colher de sopa de açúcar e um pouco de sal. Abre-se um buraco no centro e coloca-se os dois ovos.  Amassa-se muito bem e deixa-se repousar um pouco. Estende-se a massa muito fina.

3.Forram-se as formas já untadas com manteiga com a massa fina. Coloca-se no interior de cada forma um pouco de recheio e leva-se ao forno a 180 graus durante cerca de 30 minutos.   

© Direitos Reservados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *