Livro de Augusto Gomes

“Cozinha Tradicional Açoriana” é o título de um livro que reúne a obra de Augusto Gomes dedicada à gastronomia.

O lançamento do livro editado pela Turiscon terá lugar no próximo sábado, dia 15 de junho, pelas 13h00, no Parque Infantil de Santa Luzia (Angra do Heroísmo), com apresentação de Hélio Vieira.

Da obra literária de Augusto Gomes fazem parte quatro volumes dedicados à gastronomia: “Cozinha Tradicional da Ilha Terceira (1979) “Cozinha Tradicional da Ilha de São Miguel” (1988), “Cozinha Tradicional da Ilha de Santa Maria” (1998) e “O Peixe na Cozinha Açoriana e outras coisas mais” (2001).

Com 472 páginas, o livro “Cozinha Tradicional Açoriana” apresenta parte significativa do conteúdo dos quatro livros editados por Augusto Gomes, a quem foi confiada a tarefa de publicar um volume sobre a cozinha de cada uma das ilhas dos Açores pela direção regional dos Assuntos Culturais do Governo Regional dos Açores. Devido ao seu falecimento, não teve a possibilidade de concluir essa tarefa, tendo deixado pronto para publicação o volume dedicado à Ilha Graciosa, não havendo informação sobre onde estará esse original.

Augusto Gomes nasceu a 6 de maio de 1921 e faleceu a 21 de novembro de 2003, em Angra do Heroísmo.

Para além de ter editado mais cerca de uma dezena de títulos, quase todos relacionados com aspetos da cultural popular açoriana, especialmente a terceirense, Augusto Gomes é  considerado como a principal referência para o estudo da gastronomia açoriana.

© Direitos Reservados

Fotografia de Carlos Aguiar/Arquivo do Diário Insular

Comentários

  1. Andrew Patrick Britt

    Gostaria de comprar este livro. Eu vivo nos eua. Como é que posso ter enviado para a minha morada?

    Andrew Britt
    3505 North Verde Street
    Tacoma, WA 98407

    1. Post
      Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *