Festival de Peixe e Algas

O primeiro Festival de Gastronomia de Peixe e Algas da Ilha Terceira decorre no porto da freguesia de São Mateus da Calheta, na próxima sexta-feira, dia 26 de julho, a partir das 20h00.
Durante a realização do Festival de Gastronomia de Peixe e Algas vão ser servidos caldeirada e caldo de peixe.
Trata-se de uma iniciativa da Associação Marítima de Pesca e Aquicultura da Ilha Terceira que pretende promover a utilização de algas na gastronomia açoriana.
A presidente da Associação Marítima de Pesca e Aquicultura da Ilha Terceira, Sara Silveira, disse ao jornal Diário Insular que algas como a alface-do-mar, erva patinha, salva do mar e a erva malagueta podem ser usadas em pratos de peixe, carne ou em doces.
“Temos feito vários workshops sobre algas na culinária e vamos continuar a fazer. Já provámos uma alcatra de carne com erva patinha, que mal levou sal e ficou uma maravilha. Também nos recordamos de uma feijoada vegetariana que ficou muito boa. Ganhou o pequeno prémio que costumamos atribuir. Num ano, ganhou um bombom de chocolate com erva malagueta”, afirma Sara Silveira que realça também os benefícios para a saúde decorrentes do consumo de algas.

© Direitos Reservados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *