Eddy Melo cria carta com sabores açorianos

O chef terceirense, Eddy Melo criou, recentemente, um menu do restaurante Akla, no hotel InterContinental Lisbon, dedicado aos paladares açorianos.

Numa entrevista à revista “Evasões” do jornal “Expresso”, Eddy Melo refere que “o que tentei fazer aqui foi pegar nas raízes das receitas e aliviá-las. Por exemplo, a banha de porco e a pimenta da terra são duas das bases de molhos nas ilhas”.

Adianta que “a agricultura açoriana, na verdade, não tem muito: tem milho, trigo, abóbora, mas as ervas aromáticas não são muito comuns. Podia utilizar lapas e cavacos, imensas coisas, mas não quis fazer um menu muito extenso e o que fiz foi com base em muita pesquisa de fornecedores e sazonalidades. Quero transmitir às pessoas os diferentes paladares dos Açores. No inverno, posso pôr as alcatras, por exemplo”.

Arroz Malandro com Algas dos Açores, Fava do Mar, Alface-do-mar, Abóbora, Cebola, Queijo de São Jorge 36 meses, Cenoura Bio Assada com Tomilho, Mel e Anona; Lula Fresca dos Açores Grelhada em Carvão Zero, Mousseline de Batatacom Coentros, Molho Vilão, Limão Galego e Pico de Galo; Lombo de Atum Patudo de São Miguel Grelhado no Josper em Carvão Zero, Pimento Banana, Batata-doce Assada e Redução de Cebola de Cortume e Chicharro dos Açores Recheado com Inhame das Furnas e Morcela, Grelhado em Carvão Zero, Cebolada com Pimenta da Terra, Molho de Limão Cravo e Salsa, são os quatro pratos principais do Carta dos Açores do restaurante Akla, enquanto as sobremesas são duas: Bolo Micaelense, Cremoso de Chá de Gorreana de São Miguel e Sorbet de Anona ou então Ananás dos Açores Grelhado no Josper com Espuma de Queijo da Ilha Picante e Sorbet de Araçal.

Eddy Melo, de 67 anos de idade, nasceu na ilha Terceira e viveu em São Miguel até aos 14 anos, altura em que emigrou com a família para o Canada.

Durante o seu percurso com chef, trabalhou no Canadá, Estados Unidos e Jamaica e, em 1994, regressou a Portugal para exercer a sua atividade profissional no antigo Ritz (atual hotel InterContinental Lisbon), desempenhando as funções de chef executivo do Akla, o restaurante daquela unidade hoteleira.

O seu trabalho tem sido reconhecido a nível nacional e internacional, sendo Eddy Melo é considerado como um dos nomes históricos da gastronomia portuguesa.

Deixe um comentário