Covilhetes de leite

Covilhetes de leite é um doce típico que está na origem das conhecidas Queijadas da Graciosa. São também um doce tradicional da ilha Terceira que ainda hoje se pode encontrar à venda no mercado local de fabrico caseiro ou industrial.

Ingredientes

 

Recheio

1 Litro de leite

500 gr. de açúcar

4 Ovos

1 Colher de sopa de farinha de trigo

Canela q.b.

 

Para a massa tenra

1 Colher de sopa de banha

1 Colher de sopa de manteiga

1 Pitada de sal

200 gr. farinha de trigo

150 dl. de água

 

Modo de preparação

 

  1. Num tacho coloque o açúcar com o leite em lume brando e mexa de vez em quando até engrossar. Quando o preparado estiver espesso, retire do lume, deixe arrefecer e junte quatro gemas, a canela e a farinha dissolvida num pouco de leite frio. Misture tudo bem. Retire do lume e reserve.
  2. Para fazer a massa tenra junte num recipiente a farinha e abra um buraco ao centro. Num tacho derreta a manteiga e a banha e coloque no centro da farinha. Deixe a gordura arrefecer um pouco e envolva com a farinha. Coloque a água morna com a pitada de sal e amasse bem para que fique bem elástica. Depois de bem sovada deixe a massa descansar durante cerca de uma hora num recipiente tapado. Polvilhe com farinha uma superfície e tenda a massa com um rolo para que fique bem fina. Faça círculos com massa suficiente para cada uma das formas.
  3. Unte as formas com manteiga, coloque a massa em redor de todo seu interior e preencha com o recheio que reservou. Coloque as formas num tabuleiro e leve ao forno a 200 graus durante cerca de 45 minutos. Desenforme quando ainda estiverem quentes.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta