Camafeus

Os camafeus são uma das joias da rica doçaria tradicional da ilha Terceira. Os bonitos e saborosos doces terão esse nome devido aos adornos de figuras em relevo e de forma oval que as damas utilizam nos seus vestidos ou presas com um fio no século XIX.

Ingredientes

700 gr. de açúcar
250 gr. de noz ralada
6 Gemas
2 Claras
Metades de nozes q.b.
Água q.b.
Sumo de limão q.b.

Modo de preparação

1. Leve ao lume um tacho com 300 gr. de açúcar e 100 ml. de água e deixe ferver até atingir o ponto de espadana. Misture bem a noz ralada na calda, retire do lume, deixe arrefecer durante alguns minutos e adicione as gemas e as claras bem batidas em fio e envolva.
2. Volte a colocar ao tacho no lume e mexa o preparado até fique suficientemente engrossado para que possa ser mais tarde moldado. Coloque-o numa travessa e deixe arrefecer. Molde pequenas bolas com a massa em forma redonda ou oval.
3. Para fazer a cobertura coloque noutro tacho 400 gr. de açúcar e um pouco de água e deixe ferver até atingir o ponto de voar fraco. Retire do lume e bata a calda de açúcar até ficar opaca. Adicione algumas gotas de sumo de limão e coloque a cobertura em banho-maria.
4. Com uma pinça ou dois garfos passe as bolas reservadas pela calda da cobertura e coloque metade de uma noz em cima. Deixe os camafeus arrefecerem e sirva.

Nota: Os pontos de espadana ou de voar fraco são alcançados quando de uma colher escorrem pingos da calda em gotas espaçadas.

Deixe uma resposta