Bife de atum

A albacora é um peixe de grande porte de uma espécie migratória que passa pelos mares dos Açores. Grande parte das pescarias dessa e de outras espécies de atum dos Açores destinam-se à indústria de conservas de peixe. O peixe fresco também integra a gastronomia tradicional açoriana com o bife de atum.

Ingredients

1 Bife de atum

100 ml. de vinho branco

1 Colher de sopa de vinagre de vinho

1 Colher de chá de massa malagueta

1 Folha de louro

3 Dentes de alho

75 gr. de arroz

Óleo vegetal q.b.

Água q.b.

Sal q.b.

Modo de preparação

1. Tempere o bife de atum com sal e reserve. Num recipiente faça uma marinada com o vinho, um pouco de água, o vinagre a massa malagueta, dois dentes de alho esmagados e o louro. Coloque o bife no recipiente com a marinada e deixe ficar no frigorífico de um dia para o outro.

2. No dia seguinte, aqueça o óleo numa frigideira e frite o bife até ficar corado e sem deixar secar. Durante essa operação junto um pouco do molho da marinada ao óleo.

3. Coloque um tacho ao lume com um pouco de óleo e alho picado e deixe refogar. Adicione o arroz e deixe fritar cerca de 30 segundos. Acrescente um pouco da marinada do bife de atum e cerca de 150 ml. de água e o sal.  Deixe o arroz a cozer cerca de 20 minutos.

© Direitos reservados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *