A pescaria das diferentes espécies de atum (bonito, patudo ou voador) foi uma das mais expressivas dos Açores, mantendo ainda alguma expressão, com altos e baixos, conforme as rotas migratórias que aproximam ou se afastam o peixe do arquipélago. Há muito tempo que os açorianos consomem atum fresco, embora a esmagadora maioria das capturas se destinem à indústria conserveira. O atum de cebolada é um prato confecionado em algumas ilhas. Esta receita terá origem na ilha das Flores.
Ingredientes
4 Pedaços de atum
50 ml. de Azeite
1 Colher de sopa de vinagre
2 Cebolas
3 Dentes de alho
2 Colheres de sopa de polpa de tomate
1 Folha de Louro
Pimenta q.b.
Sal q.b.
Modo de preparação
1. Coloque num recipiente o vinagre, o alho picado, a polpa de tomate, sal, pimenta e o louro e envolva as postas de atum na marinada. Reserve durante pelo menos uma hora.
2. Aqueça uma frigideira com o azeite e passe os pedaços de atum escorridos até fritar ligeiramente. Retire o atum da frigideira e reserve.
3. Na mesma frigideira com o azeite refoge as cebolas cortadas às rodelas até que comecem a amolecer. Adicione à cebolada as postas de atum e o molho da marinada, deixe ferver alguns minutos para apurar e retifique os temperos.
Nota: Pode servir o atum de cebolada acompanhado de batata cozida.
© Direitos reservados
Muito bom, adoro atum! Beijinhos do Faial 🙂