Arroz doce

Com variantes no que se refere aos ingredientes, o arroz doce é uma sobremesa secular comum em quase todas as regiões de Portugal. No caso dos Açores, o arroz doce destaca-se nas celebrações em honra do Divino Espírito Santo sendo o último prato servido na Função após as Sopas com o cozido e a Alcatra.

Ingredientes

350 gr. de arroz carolino

1 Litro de leite

500 gr. de açúcar

5 gemas de ovo

1 Limão

1 Pau de canela

75 gr. de manteiga

Canela em pó q.b.

Água q.b.

Sal q.b.

Modo de preparação

1.Coloque num tacho ao lume com um litro de água e uma pitada de sal e deixe levantar fervura. Adicione o arroz, casca de limão e o pau de canela.

2.Quando o arroz estiver quase cozido retire o tacho do lume, escorra e retire a casca de limão e o pau de canela. Adicione o leite, mexendo sempre para que o arroz não pegue ao fundo do tacho e queime.

3.Assim que o arroz estiver absorvido o leite junte o açúcar envolva e apague o lume.  Junte a manteiga e envolva. Adicione aos poucos as gemas de ovo previamente batidas com leite, mexendo sempre para não talhar.

4.Volte a colocar de o tacho no fogão em lume brando e mexa sempre até levantar fervura.

5.Verta o arroz para uma travessa ou distribua por taças ou pratos de sobressa e polvilhe com canela em pó. Sirva quando o arroz estiver frio.

© Direitos Reservados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *