Alcatra de Polvo

O polvo é um molúsculo muito apreciado nos Açores. Para além de integrar várias receitas é presença habitual nas ceias de Natal de algumas casas açorianas. A alcatra de polvo é das mais recentes mas igualmente deliciosa.

Ingredientes

3 kg de polvo

6 Dentes de alho

3 Cebolas grandes

2 Folhas de louro

18 Bagas de Pimenta-da-Jamaica

250 gr. toucinho de porco fumado

100 gr. banha de porco

50 gr. manteiga

250 ml de vinho de branco ou cheiro

5 Colheres de sopa de polpa de tomate

1 Colher de chá de colorau

Massa malagueta q.b.

Sal q.b.

Modo de preparação

1.Unte a totalidade do interior de um alguidar de barro próprio de confecionar alcatra com banha de porco.

2.Coloque no fundo do alguidar cebola picada, alho picado, cubos de toucinho fumado de porco, Pimenta-da-Jamaica e uma folha de louro, polpa de tomate, colorau e massa malagueta.

3.Adicione uma parte do polvo cortado em pedaços e cubra com cebola picada, alho picado, cubos de toucinho fumado de porco, Pimenta-da-Jamaica e uma folha de louro, polpa de tomate, colorau, massa malagueta e sal- Regue com vinho de cheiro ou branco. Coloque mais uma camada de polvo com cebola picada, alho picado, cubos de toucinho fumado de porco, Pimenta-da-Jamaica e uma folha de louro, polpa de tomate, colorau, massa malagueta e sal- Regue com vinho de cheiro ou branco. Adicione pequenos pedaços de manteiga.

4.Cubra o alguidar com folha de papel de alumínio e faça pequenos furos. Deixe repousar durante cerca de 30 minutos

5.Pré-aqueça o forno a 180 graus e depois de colocar o alguidar deixe cozinhar o tempo necessário (pelo menos três horas). Ao fim deste tempo, retire o papel de alumínio, verifique a cozedura e deixe o cozinhado ganhar cor.

Deixe uma resposta