Alcatra de Lula e Camarão

Lulas e camarão são dois ingredientes que surgem juntos em várias receitas. Desta vez, são os sabores base de alcatra pouco comum mas tão deliciosa como as restantes.

Ingredientes

2 kg. de Lula

500 gr. de Camarão

2 Cebolas grandes

6 dentes de alho

300 gr. de tomate pelado

100 gr. Banha de porco

50 gr. de Manteiga

250 gr. de Toucinho de porco fumado

1 Colher de chá de colorau

250 ml. Vinho Branco

2 Folhas de Louro

18 Bagas de pimenta da Jamaica

Pimenta preta q.b.

Cravinho q.b.

Sal q.b.

Modo de preparação

1. Conserve as lulas, lave-as bem em água corrente, corte-as em pedaços e reserve.

2. Unte um alguidar com banha de porco.

3. No fundo do alguidar, coloque cebola picada, uma folha de louro, alho picado, cubos de toucinho fumado, pimenta da Jamaica, pimenta preta, cravinho e pedaços de tomate.

4. Coloque de seguida a primeira camada de lula, cebola picada, uma folha de louro, alho picado, cubos de toucinho fumado, pimenta da Jamaica, pimenta preta, cravinho e pedaços de tomate pelado, colorau e sal.

5. Adicione o resto da lula, cebola picada, uma folha de louro, alho picado, cubos de toucinho fumado, pimenta da Jamaica, pimenta preta, cravinho e pedaços de tomate pelado, o vinho branco, cubos de manteiga e sal.

6. Cubra a alcatra com papel de alumínio e coloque no forno a 180 graus durante cerca de 45 minutos. Verifique se a lula está cozinhada, retire o papel de alumínio e misture o camarão na alcatra e deixe no forno mais 15 minutos. Se o molho tiver secado junte mais um pouco de vinho branco destemperado com água (duas medidas de água para uma de vinho).

Deixe uma resposta