Açores produzem único café português

“ImpossibleCoffee” é o nome escolhido para o primeiro café português, produzido nos Açores e lançado pela Delta.

Os Açores são a única região de Portugal e da Europa onde se produz café, embora a quantidade do produto ainda seja escassa. Depois de ter sido produzido, quase exclusivamente, em São Jorge existem, atualmente, produtores noutras ilhas, sobretudo em São Miguel e Terceira.

As características do clima dos Açores permitem que o café produzido na região apresente uma identidade própria, sendo, atualmente cultivada a espécie arábica.

No lançamento do novo café produzido nos Açores, o diretor executivo do grupo Delta, Rui Miguel Nabeiro, disse, em Lisboa, que a região tem “condições muito propícias” para garantir uma produção de “extrema qualidade”.

Rui Miguel Nabeiro explicou que “o mais especial de tudo é tornar o impossível em possível”, dado que “a Europa não tem condições climáticas e de terreno para produzir café”.

O líder do Grupo Delta acrescentou que “agora tornou-se possível produzir café na Europa, em particular em Portugal e nos Açores”.

De acordo com Rui Miguel Nabeiro, o objetivo de produzir café em Portugal nasceu em 2018, quando a empresa entrou na InternationalCoffeePartners.

O projeto avançou em 2019, quando foi assinado um protocolo entre a Delta, a Associação de Produtores Açorianos de Café (APAC) e o Governo Regional.

O presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro esteve presente no lançamento do primeiro café produzido nos Açores.

“Quando estamos associados aos melhores, estou convencido que teremos sucesso”, afirmou.

José Manuel Bolieiro destacou que o caminho a percorrer será sempre o da qualidade e não da massificação.

O café açoriano não estará à venda nas grandes superfícies comerciais, mas apenas nas lojas “Delta TheCoffeeHouseExperience”, em Lisboa e Porto.

Deixe um comentário