Torta de São Miguel

Este curioso doce tradicional da ilha de São Miguel contém apenas dois ingredientes (ovos e açúcar). As claras batidas em Castelo com o açúcar são envolvidas por uma gemada que vai ao forno.

Ingredientes:

9 Ovos

14 Colheres de sopa de açúcar

Modo de preparação:

1. Num recipiente bata 7 gemas, 2 ovos completos e adicione 9 colheres de sopa de açúcar até obter a consistência de uma gemada.

2. Forre um tabuleiro com papel vegetal que tem de ocupar toda a superfície do mesmo, uma vez que isso vai ajudar a enrolar melhor a torta. A gemada vai ao forno entre 8 a 10 minutos a 180 graus. Abante o tabuleiro para verificar se a gemada está cozida antes de a retirar do forno.

3. Coloque numa batedeira as 5 claras com 5 colheres de sopa de açúcar e misture tudo até atingir o ponto de Castelo. Verta claras batidas por cima da gemada que está no tabuleiro e leve novamente ao forno durante 10 minutos.

4. Retite do forno e junte as pontas do papel vegetal para formar uma torta.

5. Transfira a torta para uma travessa de servir com a parte que foi “colada” virada para baixo. Deixar arrefecer no papel vegetal e volte a compor com as mãos para ficar uma torta mais alta.

6. Depois de a torta estar fria, retire o papel vegetal com cuidado.

Nota: Esta receita foi gentilmente cedida por Isabel Oliveira.

Deixe uma resposta