“TASTE” promove gastronomia açoriana

O projeto “TASTE” – Azores Sustainable Tourism Experiences vai ser apresentado amanhã, 2 de outubro, pelas 17h30, na sede do Instituto Histórico da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo.

Trata-se de um projeto que está a ser desenvolvido no âmbito da Universidade dos Açores, sendo a sessão de apresentação do “TASTE” conduzida por Duarte Nuno Chaves.

Segundo a sinopse do “TASTE”, o projeto pretende contribuir para “a promoção do turismo nos Açores, através da valorização da gastronomia e da produção vinícola regional”.

Nesse âmbito, os promotores do projeto realçam que “o património gastronómico regional, constituinte intangível do património cultural, tem demonstrado ser uma fonte de diferenciação e base de iniciativas de valorização da oferta turística dos destinos. Vincadamente reflexo da cultura local, a herança gastronómica e vinícola dos Açores pode constituir um fator de diferenciação e valorização da oferta do destino Açores, interligando a produção dos setores primários e secundários com as tradições, numa combinação única de experiências sensoriais e racionais, distintas em cada uma das nove ilhas que potenciem o desenvolvimento de uma estratégia de turismo sustentável no arquipélago”.

Entre as ações a desenvolver no âmbito do “TASTE” estão a elaboração de uma carta gastronómica insular, a criação de uma base de dados de produtos, a divulgação dos modos de confeção (tradicionais e atuais) articulados com um perfil de receitas tradicionais inspiradas no património cultural açoriano e a construção de um menu georreferenciado sobre cada produto e receita por concelho ou ilha, entre outras.

Deixe uma resposta