Sopa azeda

Tudo indica que a receita desta sopa muito peculiar surgiu na ilha do Faial, sendo também confecionada em outras ilhas como é o caso da Terceira, onde também é conhecida como caldo temperado, embora nesse caso sendo acompanhada de “conduto” constituído por diferentes carnes e enchidos de porco, o feijão não é ralado e os pedaços de abóbora e batata doce são maiores.

Ingredientes

1 kg. de Feijão vermelho

1 Cebola

3 Dentes de alho

100 ml. de azeite

500 gr. de abóbora

300 gr. de batata doce

300 gr. de batata da terra

50 ml. de Vinagre

1 Colher de chá de canela

1 Colher de café de cominhos

1 Colher de sopa de açúcar

Sal q.b.

Água q.b.

Modo de preparação

1. Num tacho coloque o azeite e faça um refogado com a cebola e o alho picados. De seguida adicione o feijão demolhado com água e deixe cozer durante cerca de 20 minutos.

2. Num processador, faça um puré com o feijão e o refogado e volte a colocar no tacho. Adicione a canela, os cominhos, o açúcar, o sal e água e deixe ferver um pouco.

3. Adicione a abóbora, a batata doce e a batata da terra cortada em pequenos cubos e deixe cozer, mexendo de vez em quando para o puré não queimar no fundo do tacho.

Nota: O segredo da sopa azeda está no equilibro das especiarias, açúcar e vinagre que lhe dão um gosto muito característico, por isso é importante que retifique os temperos antes de servir.

© Direitos reservados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *