Tudo indica que a receita desta sopa muito peculiar surgiu na ilha do Faial, sendo também confecionada em outras ilhas como é o caso da Terceira, onde também é conhecida como caldo temperado, embora nesse caso sendo acompanhada de “conduto” constituído por diferentes carnes e enchidos de porco, o feijão não é ralado e os pedaços de abóbora e batata doce são maiores.
Ingredientes
1 kg. de Feijão vermelho
1 Cebola
3 Dentes de alho
100 ml. de azeite
500 gr. de abóbora
300 gr. de batata doce
300 gr. de batata da terra
50 ml. de Vinagre
1 Colher de chá de canela
1 Colher de café de cominhos
1 Colher de sopa de açúcar
Sal q.b.
Água q.b.
Modo de preparação
1. Num tacho coloque o azeite e faça um refogado com a cebola e o alho picados. De seguida adicione o feijão demolhado com água e deixe cozer durante cerca de 20 minutos.
2. Num processador, faça um puré com o feijão e o refogado e volte a colocar no tacho. Adicione a canela, os cominhos, o açúcar, o sal e água e deixe ferver um pouco.
3. Adicione a abóbora, a batata doce e a batata da terra cortada em pequenos cubos e deixe cozer, mexendo de vez em quando para o puré não queimar no fundo do tacho.
Nota: O segredo da sopa azeda está no equilibro das especiarias, açúcar e vinagre que lhe dão um gosto muito característico, por isso é importante que retifique os temperos antes de servir.
© Direitos reservados