Rota do Leite e do Queijo na Ilha Terceira

Decorreu, a 13 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Angra do Heroísmo, a apresentação do projeto “Rota do Leite e do Queijo” da Ilha Terceira, que resulta de um trabalho desenvolvido pelo município de Angra do Heroísmo em parceria com a Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória.

A “Rota do Leite e do Queijo” é uma nova experiência na Ilha Terceira, para os amantes do turismo agropecuário, oferecendo uma oportunidade única para os turistas conhecerem as explorações de leite da ilha Terceira e participarem nas atividades desenvolvidas por estas, enquanto desfrutam das deslumbrantes paisagens terceirenses.

A rota é um percurso turístico que oferece aos visitantes a oportunidade de vivenciar o modo de produção das explorações de leite da Terceira e a qualidade dos laticínios produzidos na ilha. Na rota, os turistas podem conhecer e participar em várias atividades da exploração, nomeadamente, participar na ordenha dos animais e na alimentação dos animais, acompanhar a muda dos animais entre pastagens, conhecer as vacas da raça Frísia e outras raças, em alguns casos assistir ao processo de fabrico do queijo.

O projeto conta inicialmente com a parceria com oito explorações certificadas, Anselmo Pires; Casa Agrícola Soares; Bento Pereira; Brian Dinis Agropecuária Lda; Grupo Barcelos – Quinta dos Açores; Lisa e Pedro Guilherme; Paulo Jorge Pimentel e José Luis Parreira, todas elas visitáveis mediante agendamento. Existe a possibilidade de integração de novos parceiros, quer de novas explorações, quer de novos agentes turísticos certificados, mediante o preenchimento de um formulário.

As visitas às explorações são feitas mediante agendamento, junto de um agente certificado turístico, que se encontram identificados no site https://rotadoleiteedoqueijo.pt/

No mesmo site pode-se obter informações mais pormenorizadas sobre cada exploração, como a duração prevista da visita, os dias e horários em que é possível marcar a atividade, os idiomas em que que a vista pode ser feita, quais os produtos oferecidos/vendidos, se há ou não prova de degustação incluída, a localização da exploração e quais os agentes turísticos certificados que permitem a reserva da atividade.

Deixe um comentário