Os Açores arrecadaram 10 prémios no 14.º Concurso Nacional de Queijos de Cura Prolongada Tradicionais Portugueses, que decorreu recentemente em Santarém.
Foi considerado o “Melhor dos Melhores”, na sua categoria, o Queijo de São Miguel – 9 Meses, da Unileite – União das Cooperativas Agrícolas de Laticínios da Ilha de São Miguel, UCRL.
Com medalhas de ouro ficaram os Queijos de São Jorge DOP – 4 Meses, 7 meses, 12 meses e 24 meses, da Uniqueijo – União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge, UCRL, bem como o Queijo de Vaca com Alho e Salsa – Nova Açores, da Unileite.
No que toca à prata, foram premiados o Queijo de Vaca Amanteigado – Nova Açores, da Unileite, e o Ilha Azul Curado, da CALF- Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial, CRL.
Conquistaram medalha de bronze o Queijo de Vaca – Famoso, da Unileite, e o Queijo de Vaca Moledo, da CALF.
Participaram no concurso 11 queijos açorianos. O Queijo de Vaca Flamengo Light, da Unileite, foi único produto açoriano que não arrecadou prémio no concurso.
O concurso decorreu com a organização conjunta do CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas e a Qualifica/oriGIn Portugal.