A Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, através do Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores, promove entre 8 e 12 de julho, um encontro de “chefs” de cozinha tendo em vista a valorização dos produtos regionais de Santa Maria e da sua gastronomia.
O objetivo da iniciativa é enaltecer e valorizar os vários elementos gastronómicos que tenham relação direta com o património local, com a valorização dos produtores e restauração, principais intervenientes na tradução da expressão cultural e geográfica da ilha.
O encontro visa também conhecer, aprofundar e contribuir para uma maior e melhor oferta gastronómica através da promoção da produção local, incentivando por essa via o consumo de produtos oriundos desta ilha.
Cagarrrita; AçorCactus; Agromariensecoop; Cooperativa de Artesanato de Santa Maria; Mantamaria – Comércio Indústria e Turismo; Outromundo – Atividades de animação turística e restauração; Peixaria Filipe & Gorete; Talhos Ilha do Sol; Mascote Ilha Amarela e Ângelo de Chaves Braga e ARCOA – Associação Regional de Criadores de Caprinos e Ovinos dos Açores, são as empresas que integram a iniciativa, todas aderentes ao selo Marca Açores.
A ação pretende, de igual modo, com o apoio da empresa Chefs Agency, promover uma troca de experiências entre cozinheiros locais e externos, permitindo a partilha de competências, conhecimentos que permitam aprofundar a técnica e a abordagem da restauração aos produtos locais, em especial os que se encontram certificados pela Marca Açores.
Nesse evento vão estar presentes os ‘chefs’ José Pereira (restaurante ÕTAKA, em São Miguel), André Cruz (restaurante FEITORIA* Michelin, em Lisboa) e João Sá (restaurante SÁLA* Michelin, em Lisboa) que, em visita aos diferentes locais de produção e com a troca de experiências com a restauração local, vão explorar, por outras formas, o que de melhor Santa Maria tem para oferecer.
Essa partilha de conhecimento e técnicas vai decorrer em moldes semelhantes a uma formação, cujos momentos estão planeados de modo a serem frequentados de acordo com a disponibilidade da restauração local e culminam com a apresentação de um jantar no dia 11 de julho, para espelhar o resultado do trabalho desenvolvido ao longo deste encontro.
Com a colaboração da Visit Azores, vários órgãos de comunicação social vão acompanhar a iniciativa tendo em vista contribuir para a promoção da ilha de Santa Maria e da sua gastronomia enquanto destino turístico.