Tradicionais nas comunidades piscatórias açorianas, as sopas de peixe têm a mesma base (pão, peixe e caldo), mas são confecionadas com algumas variantes de ilha para ilha.
[Para 4-6 pessoas]
Modo de preparação
1. Escolha pelo menos duas variedades de peixe. Depois de limpo, corte os peixes em duas partes (cabeça a rabo) se forem pequenos ou em postas, cabeça e rabo se foram de tamanho maior. Tempere o peixe com sal e reserve.
2. Numa frigideira coloque um pouco de banha e passe o peixe o tempo suficiente para comece o processo de fritura. Retire o peixe da frigideira e reserve.
3. Num tacho com banha faça um refogado com a cebola picada, rama de cebola picada, polpa de tomate, alho picado, a folha de louro e a pimenta-da-Jamaica. Quando a cebola começar a alourar junte e o vinho e água e deixe levantar fervura.
4. Adicione o peixe, as batatas cortadas em rodelas, a massa malagueta, o colorau, a açafroa, sal e água suficiente para cobrir. Deixe cozer cerca de 15 minutos.
5. Verifique se o peixe e as batatas estão cozidos e adicione salsa picada. Desligue o lume e deixe repousar durante 5 minutos.
Notas:
1. Coloque uma fatia de pão no fundo de cada prato e sirva o caldo com o peixe e as batatas por cima.
Ingredientes
1,5 kg de peixe
(garoupa, goraz, peixão ou boca negra)
1 kg Batata
2 Cebolas com rama
1 Dente de alho
100 gr. Banha de porco
200 ml. Vinho branco
2 Colheres de polpa de tomate
1 Colher de chá de colorau
1 colher de chá de açafroa
1 Colher de sopa de massa malagueta
1 Folha de louro
6 Bagas de pimenta-da-Jamaica
1 Ramo de salsa
Sal q.b.
Água q.b.
Pão de trigo duro ou pão de milho
© Direitos Reservados
Do que vi gostei verdadeiramente. Expero que seja para continuar.
Parabéns. Receitas muito boas. Obrigado