As seculares Queijadas de Vila Franca do Campo são um doce originário do Convento de Santo André, o primeiro dos Açores da 1ª Regra de Santa Clara fundado no século XVI naquela que foi a primeira capital de São Miguel. Desconhece-se a data exata da criação do doce conventual, mas a chegada à ilha de freiras de origem espanhola e holandesa no século XVIII terá sido determinante. As Queijadas da Vila, com são conhecidas destacam-se pela utilização de leite e coalho que fazem com que tenham uma textura cremosa e macia.
Ingredientes
300 gr. de Farinha
300 gr. de Açúcar
2 Litros de leite cru
Coalho
9 Gemas
1 Clara
1 Ovo inteiro
150 gr. de Manteiga
1 Colher de sobremesa de banha
Açúcar em pó q.b.
Sal q.b.
Água q.b.
Modo de preparação
1. Para a confeção do recheio amorna-se o leite e adiciona-se o coalho de acordo com as proporções indicadas na embalagem. Abafa-se o recipiente e deixa-se coalhar. Retira-se o coalho para um pano e espreme-se até sair o soro. Amassa-se o coalho até ficar bem fino. Junta-se as seis gemas, a clara, 250 gr. de açúcar, uma colher de sopa de farinha e uma colher de sopa de manteiga. Leva-se o preparado a cozer em lume brando até levantar fervura. Depois de arrefecer coloca-se o recheio num passador fino e reserva-se no frigorífico.
2.Para fazer a massa coloque num recipiente 250 gr. de farinha, um pouco de água, três gemas, um ovo inteiro, a banha, uma colher de sopa de manteiga, uma colher de sobremesa de açúcar e um pouco de sal. Amassa-se os ingredientes com água morna e deixa-se descansar. Estende-se a massa muito fina. Com um copo cortam-se circunferências de massa com um diâmetro adequado ao tamanho das formas. Unte as formas e coloque a massa em cada uma delas. Preencha o interior de cada uma delas com recheio.
3.As queijadas vão a cozer em forno a 180 graus durante cerca de 20 minutos. Depois de saírem do forno e arrefecerem são polvilhadas abundantemente com açúcar em pó.
Notas
1.O recheio das queijadas deve ser feito na véspera.
© Direitos Reservados