O Sargo é um peixe da família Sparidae, abundante nos mares dos Açores, sendo a sua captura efetuada até mesmo perto das zonas costeiras, especialmente em dias de agitação marítima. O seu sabor peculiar é baste apreciado. Trata-se de uma espécie utilizada em vários pratos da gastronomia açoriana, entre eles o Molho de Sargo, que se destaca pelo tipo de ingredientes pouco comuns em pratos tradicionais de peixe das ilhas como o leite, natas e gemas de ovo.
Ingredientes
2 kg. Sargo
50 ml. de óleo
50 gr. de banha
1 Cebola
3 Dentes de alho
2 Colheres de polpa de tomate
1 Colher de chá de massa malagueta
1 Ramo de salsa
2 Gemas de ovo
500 ml. Leite
1 Colher de sopa de natas
1 Limão
Sal q.b.
Água q.b.
Pão caseiro duro q.b.
Modo de preparação
1.Arranje os sargos e corte o peixe em pedaços, adicione sal e reserve.
2.Coloque um tacho ao lume com o óleo com a cebola picada e o alho picado e deixe alourar. Junte a massa malagueta, a polpa de tomate e a banha e deixe levantar fervura.
3.Adicione água suficiente para cozer o peixe, o leite, a salsa picada, sal e o sargo e deixe cozer durante cerca de 15 minutos.
4.Num recipiente batem-se as gemas de ovo com as natas e o sumo de metade de um limão. Mistura-se duas colheres do caldo de cozedura dos sargos. Verte-se o preparado para o tacho onde o peixe foi cozido e deixa-se apurar.
5.Coloque uma fatia de pão no fundo do prato, pedaços de peixe em cima e regue com o molho retirado diretamente do tacho bem quente.
© Direitos Reservados