Molho de Sargo

O Sargo é um peixe da família Sparidae, abundante nos mares dos Açores, sendo a sua captura efetuada até mesmo perto das zonas costeiras, especialmente em dias de agitação marítima. O seu sabor peculiar é baste apreciado. Trata-se de uma espécie utilizada em vários pratos da gastronomia açoriana, entre eles o Molho de Sargo, que se destaca pelo tipo de ingredientes pouco comuns em pratos tradicionais de peixe das ilhas como o leite, natas e gemas de ovo.

Ingredientes

2 kg. Sargo

50 ml. de óleo

50 gr. de banha

1 Cebola

3 Dentes de alho

2 Colheres de polpa de tomate

1 Colher de chá de massa malagueta

1 Ramo de salsa

2 Gemas de ovo

500 ml. Leite

1 Colher de sopa de natas

1 Limão

Sal q.b.

Água q.b.

Pão caseiro duro q.b.

Modo de preparação

1.Arranje os sargos e corte o peixe em pedaços, adicione sal e reserve.

2.Coloque um tacho ao lume com o óleo com a cebola picada e o alho picado e deixe alourar.  Junte a massa malagueta, a polpa de tomate e a banha e deixe levantar fervura.

3.Adicione água suficiente para cozer o peixe, o leite, a salsa picada, sal e o sargo e deixe cozer durante cerca de 15 minutos.

4.Num recipiente batem-se as gemas de ovo com as natas e o sumo de metade de um limão. Mistura-se duas colheres do caldo de cozedura dos sargos. Verte-se o preparado para o tacho onde o peixe foi cozido e deixa-se apurar.

5.Coloque uma fatia de pão no fundo do prato, pedaços de peixe em cima e regue com o molho retirado diretamente do tacho bem quente.

© Direitos Reservados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *