De Nova Iorque à ilha de São Jorge

Em pouco tempo, Luísa Fernandes, (conhecida como chef Luisinha), colocou o Restaurante São Jorge, localizado na vila de Velas, no mapa da gastronomia portuguesa e não só…Depois de quase década e meia a cozinhar no Robert, um restaurante de topo de Manhatan, (Nova Iorque), Luísa Fernandes regressou a Portugal. Desde maio de 2020, vive na ilha de São Jorge.

Uma participação num dos programas diários da televisão portuguesa esteve na origem da mudança de Luísa Fernandes para a ilha de São Jorge.

Fernando Soares, proprietário do Restaurante de São Jorge, ficou impressionado com o percurso singular de Luísa Fernandes como chef de cozinha e o modo como cozinhava.

“Depois de ter participado em vários programas de televisão onde fiz algumas receitas, recebi uma chamada telefónica a convidarem-me para chefiar a cozinha do Restaurante São Jorge. Eu nunca tinha visitado os Açores e depois de três semanas a pensar sobre o assunto resolvi aceitar o convite”, revelou Luísa Fernandes ao cozinhaacoriana.pt

Aceite o desafio de viver “numa terra muito linda mas que não conhecia quase nada”, Luísa Fernandes procurou inteirar-se dos fundamentos da cozinha tradicional açoriana e logo encontrou semelhanças com o modo como sempre cozinhou, ou seja, tendo por base a matriz da gastronomia portuguesa.

Luísa Fernandes, desde logo, percebeu que matéria-prima de qualidade em peixe carne, entre outros produtos, é algo que não falta em São Jorge, tal como acontece nas restantes ilhas dos Açores.

“Após ter pesquisado alguma coisa sobre as receitas tradicionais dos Açores elaborei um menu onde os produtos locais estão bem presentes e recriei alguns pratos como a Alcatra que faço com o atum”, referiu.

Tal com acontecia em Nova Iorque, Luísa Fernandes continua a privilegiar o peixe grelhado na confeção dos seus pratos com sabores bem portugueses e açorianos no Restaurante São Jorge.

Ao longo de vários anos, acumulou a atividade profissional de enfermeira com a de chef de cozinha e proprietária de um restaurante. Luísa Fernandes partiu, em 2002, para os Estados Unidos, aos 49 anos de idade. Regressou a Portugal, em 2017, para abrir um restaurante em Lisboa.

Após algum tempo em Nova Iorque começou a destacar-se como “embaixadora de comida portuguesa” num dos restaurantes de topo de Nova Iorque. Enquanto esteve no restaurante Robert (localizado topo do edifício do Centro de Arte Moderna, em Manhatan), saíram das suas mãos pratos para as mesas do atual Presidente da República, Marcelo Rebelo Sousa, do cantor Michael Bublé, da cantora Alicia Keys, do ator Robert Redford, do antigo Secretário-geral da ONU, Kofi Anan, do antigo presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton e dos ex-presidentes da República, Jorge Sampaio e Cavaco Silva.

Do percurso de Luísa Fernandes há ainda a destacar a vitória no concurso de cozinha “Chopped”, promovido pelo canal Food Network, com uma receita de robalo com batata-doce e um curso de técnicas de alta cozinha, no Cordon Bleu, em Boston.

Deixe uma resposta