Bolos Dona Amélia

Com origem no Bolo de Índia, os bolos Dona Amélia, também designados como queijadas D. Amélia, são uma das especialidades da doçaria tradicional da ilha Terceira. Confecionados com farinha de milho, mel de cana e as especiarias destacam-se pelo seu sabor peculiar. Rezam as crónicas da visita régia de D. Carlos aos Açores, em 1901, que terão sido confecionados em homenagem à rainha D. Amélia e oferecidos por senhoras da sociedade angrense durante um almoço real que ocorreu, no lugar do Relvão, junto às muralhas da imponente fortaleza de São João Baptista, em Angra do Heroísmo.

Ingredientes

 

500 gr. de açúcar

5 Ovos inteiros

4 Gemas

200 gr. de manteiga

250 gr. de farinha de milho

1 Colher de sobremesa de canela em pó

1 Colher de café de noz-moscada

4 Colheres de sopa de mel de cana

100 gr. de passas de uva

50 gr. de cidrão

Sal q.b.

Açúcar em pó q.b.

Modo de preparação

  1. Num recipiente juntam-se os ovos inteiros com o açúcar e bate-se até envolver bem e, de seguida, adicionam-se as gemas, continuando a bater até ficar tudo ligado. Adiciona-se a manteiga derretida mas fria e volta-se a bater tudo.
  2. Acrescenta-se a farinha de milho, o mel de cana, a canela, a noz-moscada, as passas, o cidrão cortado bem fino e uma pitada de sal. Envolva todos os ingredientes para obter uma massa consistente.
  3. Verta para cada uma das formas de queijadas ou queques, untadas com manteiga, a massa e leve-as num tabuleiro ao forno pré-aquecido a 180 graus, controlando o tempo de cozedura até os bolos ficarem com a consistência correta (não muito húmidos).
  4. Retire o tabuleiro do forno e deixe os bolos arrefecerem, desenforme e polvilhe com açúcar em pó.

Deixe um comentário