Bolo de Laranja

A cultura da laranja nos Açores teve início no século XVI e começou a ganhar mais projeção no século seguinte. No princípio do século XVIII tem o início o ciclo da laranja, que foi um dos mais importantes da história agrícola dos Açores. Devido à sua qualidade, o citrino foi exportado, sobretudo para Inglaterra, até quase ao final do século XIX. As laranjas dos Açores são doces e sumarentas e possuem uma acidez que caracteriza muitas das frutas produzidas nas ilhas.

Ingredientes

3 Laranjas

250 gr. de Farinha

300 gr. de Açúcar

1 Colher de sobremesa de fermento em pó

5 Ovos

50 ml. de Óleo

50 gr. de Manteiga

Modo de preparação

1. Num liquidificador junte os ovos inteiros, 250 gr. de açúcar, raspa da casca de uma laranja (sem a parte branca), e o óleo e misture todos ingredientes lentamente até obter uma pasta.

2. Junte a farinha e envolva e por sim adicione o fermento e o sumo de duas laranjas e bata até obter uma massa homogénea.

3. Unte uma forma com manteiga e farinha. Verta a massa e leva a forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 40 minutos.

4. Num tacho leve ao lume o sumo de uma laranja, 50 gr. de açúcar e 50 gr. de manteiga para fazer a cauda. Deixe ferver cerca de cinco minutos.

5. Desenforme o bolo ainda morno e faça alguns furos na superfície com um garfo. Verta a cauda ainda quente por cima do bolo. Deixe arrefecer antes de servir.

© Direitos reservados

Deixe uma resposta