A cultura da laranja nos Açores teve início no século XVI e começou a ganhar mais projeção no século seguinte. No princípio do século XVIII tem o início o ciclo da laranja, que foi um dos mais importantes da história agrícola dos Açores. Devido à sua qualidade, o citrino foi exportado, sobretudo para Inglaterra, até quase ao final do século XIX. As laranjas dos Açores são doces e sumarentas e possuem uma acidez que caracteriza muitas das frutas produzidas nas ilhas.
Ingredientes
3 Laranjas
250 gr. de Farinha
300 gr. de Açúcar
1 Colher de sobremesa de fermento em pó
5 Ovos
50 ml. de Óleo
50 gr. de Manteiga
Modo de preparação
1. Num liquidificador junte os ovos inteiros, 250 gr. de açúcar, raspa da casca de uma laranja (sem a parte branca), e o óleo e misture todos ingredientes lentamente até obter uma pasta.
2. Junte a farinha e envolva e por sim adicione o fermento e o sumo de duas laranjas e bata até obter uma massa homogénea.
3. Unte uma forma com manteiga e farinha. Verta a massa e leva a forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 40 minutos.
4. Num tacho leve ao lume o sumo de uma laranja, 50 gr. de açúcar e 50 gr. de manteiga para fazer a cauda. Deixe ferver cerca de cinco minutos.
5. Desenforme o bolo ainda morno e faça alguns furos na superfície com um garfo. Verta a cauda ainda quente por cima do bolo. Deixe arrefecer antes de servir.
© Direitos reservados